A importância do planejamento de vida

Lewis Carroll, em sua famosa obra Alice no País das Maravilhas, foi cirúrgica em um diálogo que diz assim: "Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve". A consciência do que desejamos ser e estar é o único caminho em busca da satisfação pessoal e profissional.

Por Marcelle Larcher

Você já parou para refletir sobre como gostaria de estar daqui a 1, 5 ou 10 anos? Seja o que for que lhe venha em mente, certamente é algo que pouco tem a ver com sorte e depende de muita dedicação, disciplina e esforço.

Lewis Carroll, em sua famosa obra Alice no País das Maravilhas, foi cirúrgica em um diálogo que diz assim: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. A consciência do que desejamos ser e estar é o único caminho em busca da satisfação pessoal e profissional.

Mesmo com toda imprevisibilidade da vida, precisamos falar da importância do planejamento como uma bússola que nos mostra a direção que devemos seguir e quais são as melhores rotas para isso.

 

Autoconhecimento é o primeiro passo

Não dá pra existir um planejamento de vida sem autoconhecimento, afinal, se estamos falando de uma guia de objetivos e aspirações, só existe uma maneira de ser assertivo nisso.

Reconhecer o que sentimos, nossos valores, interesses, motivações e medos, é essencial neste processo. Apenas dessa maneira, conseguimos analisar contextos, identificar nossas frustrações, insatisfações e principalmente, aquilo que realmente é coerente com o que desejamos. 

Vale ressaltar que o autoconhecimento é um processo contínuo, afinal, estamos sempre evoluindo e mudando em algum aspecto. Na prática, você pode desenvolvê-lo através de ferramentas que favoreçam a autopercepção como a autoavaliação e o feedback. Ambas, são opções que vão te ajudar nessa identificação de potencialidades e pontos de melhoria. 

 

Clareza em objetivos e metas

Todos nós temos sonhos ou almejamos algo, mas quando isso é apenas uma ideia em nossa mente, não fica claro as reais chances de que se torne realidade. 

Acabamos esquecendo, nos auto sabotando e deixando para depois, afinal, a vida é muito corrida e entre responsabilidades, trabalho, família e a tentativa de equilibrar tantas esferas, muitos terminam operando no piloto automático.

Por isso, antes  de te mostrar o que é um planejamento de vida e como fazê-lo, precisamos discutir sobre a importância em termos metas e objetivos claros. Podemos começar entendendo cada um:

 

Objetivo 

A metodologia SMART é uma das formas mais didáticas de entender e aplicar a construção de objetivos. O conceito parte do acrônimo formado pelas iniciais das palavras Specific, Measurable, Attainable, Realistic e Time-bound. Em portugês: 

Específico  – é detalhado e fácil de entender. 

Mensurável –  ao ser quantificável é possível medir progresso. 

Alcançável – é realista e possível de alcançar com os recursos disponíveis. 

Relevante – precisa estar alinhado importante e está alinhado com o propósito. 

Temporal – tem um prazo definido para ser alcançado.

 

Meta

Complementam o objetivo agregando métricas, pois são obrigatoriamente quantitativas, ou seja, toda meta precisa ter um número, seja um percentual ou estimativa de tempo. Devem ser desafiadoras, porém realistas.

 

Visão de futuro: o que é um planejamento de vida e como criá-lo

O planejamento de vida é uma ferramenta poderosa que nos ajuda a ter uma visão de futuro nítida, mostrando o melhor caminho na busca pela conquista de objetivos.

Planejar é o ato de pensar com antecedência, definir passos e etapas, prever desafios e obstáculos através de algo palpável. Colocar no papel é a melhor maneira de dar forma, orientando atitudes e ações que levem ao resultado proposto. 

 

Mas, e na prática? Confira dicas de como montar esse passo a passo:

1- Reflita sobre o seu momento atual

Como é a sua vida hoje? Pessoal e profissionalmente, você está onde gostaria? Somente olhando para o agora é possível dimensionar o que precisa ser feito, entender as mudanças necessárias, o que é essencial e inegociável, definir prioridades.

E vale não só identificar problemas, mas também enxergar potenciais que podem ser aproveitados e melhor desenvolvidos. Todas essas reflexões são o ponto de partida para uma virada de chave. 

 

2- Defina objetivos 

Visualize um futuro nítido do que é possível alcançar para materializar seus objetivos. 

Depois de avaliar o seu contexto atual e entender onde está hoje e onde quer chegar, fica fácil orientar as suas reais aspirações de vida. 

 

3- Transforme objetivos em metas

Como vimos, um objetivo é algo qualitativo, um projeto e para que ele se concretize é preciso que esteja acompanhado de metas. 

Portanto, deve-se metrificar, dizendo o que deve ser feito e em quanto tempo para que determinado objetivo ou etapa do processo possa ser considerada concluída. 

 

4- Estabeleça estratégias

Como canalizar tempo e energia da melhor forma para cumprir suas metas e objetivos? Essa é a pergunta que deve ser respondida aqui.

 

Suponha alguém que tenha o objetivo de mudar de carreira e uma meta de estar minimamente inserida neste novo mercado em 2 anos. Quais estratégias essa pessoa precisa adotar para isso? Ela deve antes de tudo estar preparada, entender suas habilidades e identificar seus pontos de desenvolvimento, possivelmente necessitará aprimorar suas habilidades técnicas aprendendo ou se especializando nesta nova função e depois buscar oportunidades de trabalho para sua recolocação. 

 

Fica claro o que podem ser essas estratégias? É o como fazer, e isso vai depender de cada situação.  

Depois do que aprendemos hoje, quero te fazer um convite. O que acha de aproveitar esse momento de fim de ano, tão propício a mudanças, para refletir sobre o assunto? 

Essa pode ser a hora certa para você buscar ser mais estratégico em relação aos seus objetivos. Nada de definir aquelas metas de sempre, que não vai cumprir, planeje-se de verdade!

 

MARCELLE GERACAO

Marcelle Larcher

Marcelle Larcher

Marcelle é Especialista em Gestão Comportamental. Atua como Sócia e Diretora Executiva do Grupo Larch. Graduada em Psicologia e Pedagogia, MBA em Gestão Empresarial, possui Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas e é Analista Comportamental DISC Profiler. Mentora de Líderes, possui mais de 800 hs de desenvolvimento pessoal e carreira com empresários e gestores. Empresária, empreendedora e gestora no setor educacional e organizacional, Marcelle tem mais de 15 anos de experiência em Educação Executiva, e 29 anos de mercado.

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