Os 6 melhores programas para criar fluxogramas

Fluxogramas são diagramas cada vez com um papel mais importante no sucesso comercial de várias atividades

Por Marketing e Negócios

mark g62967e881 640
Foto: Pixabay

Os fluxogramas são diagramas cada vez com um papel mais importante no sucesso comercial de várias atividades, uma vez que permitem compreender processos operacionais de forma mais eficiente e eficaz. Por isso, à medida que existe uma procura cada vez maior por programas e softwares para a criação deste tipo de infografias, também existe um crescimento exponencial da oferta no mercado online.

Hoje em dia, existem vários programas para criar fluxogramas na net, com diferentes funcionalidades e ferramentas. Toda a gente quer saber qual é o melhor, mas essa não é propriamente uma pergunta com uma resposta correta, uma vez que tudo depende dos seus objetivos e reais necessidades. É certo que podemos apontar o EdrawMax como aquele que tem a melhor relação entre custo e benefício, mas existem outras opções válidas a considerar. Por isso, para o ajudar nessa escolha, preparámos um pequeno guia prático, com tudo o que necessita saber sobre os melhores programas de fluxogramas do momento.

 

  1.     EDRAWMAX1 print

Como mencionámos, o EdrawMax é provavelmente o melhor programa do mercado para a criação de fluxogramas e outros tipos de diagramas. É um software muito completo, que tornam o trabalho do utilizador mais simples, graças a um leque alargado de funcionalidades e um interface muito intuitivo. No entanto, uma das razões que o destacam dos competidores é o elevado número de templates, símbolos e componentes disponibolizados, numa biblioteca aberta, que permite aos usuários seguir todas as regras para a criação de fluxogramas. É ainda uma solução extremamente econômica, tendo em conta a relação com o custo e benefício, que o tornam não só apelativo, mas também competitivo.

PRÓS:

> dezenas de modelos disponíveis

> interface intuitivo e user-friendly

> solução económica

> compatível com vários tipos de ficheiros

 

  1. GLIFFY

2 print

O Gliffy é um software para a criação de fluxogramas que recorre à chamada tecnologia drag-and-drop, que é bastante intuitiva. É certo que não permite criar um fluxograma em apenas 5 simples passos, como no caso do EdrawMax, mas não fica muito atrás. Isto faz com que seja uma solução recomendada não só para especialistas, como também para novatos na área da criação de diagramas. Com isso em mente, o Gliffy disponibiliza igualmente uma larga seleção de templates, que ajuda a otimizar os recursos dos utilizadores. É ainda um programa que oferece uma excelente experiência da óptica do utilizador, o que explica também que seja muito popular junto da comunidade estudantil.

PRÓS:

> Compatível com todos os sistemas operativos

> Vários templates disponíveis gratuitamente

CONTRAS:

> Período grátis de teste de apenas 14 dias.

 

  1. CACOO

3 print

Além de ser um ótimo criador de fluxogramas, o Cacoo é também uma poderosa ferramenta colaborativa. Ou seja, numa altura em que o trabalho remoto é cada vez mais popular e comum, o Cacoo é uma ótima solução para quem necessita de trabalhar em equipa e em tempo real com a criação de diagramas e outras soluções visuais. O programa disponibiliza ainda várias funcionalidades que ajudam a otimizar esse trabalho em rede, como um sistema de notificações ou um processo de monitorização em tempo real. É ainda compatível com vários sistemas operativos e diferentes tipos de ficheiros.

PRÓS:

> Várias ferramentas colaborativas

> Programa bastante econômico

CONTRAS:

> Navegação algo desastrosa

> Ferramenta de zoom defeituosa

 

  1. TERRASTRUCT

O Terrastruct é um programa muito utilizado por arquitetos, que permite criar de forma fácil e simples diagramas e fluxogramas, mas que é também compatível com programas de desenho tipo CAD. Permite a visualização dos diagramas em vários níveis, para um olhar de conjunto mais alargado, e vem equipado com todas as ferramentas básicas necessárias para um trabalho fácil, eficiente e rápido. É ainda compatível com vários tipos de ficheiros, o que ajuda a simplificar o que às vezes parece complicado.

PRÓS:

> Interface muito intuitivo

> Compatível com desenhos de arquitetura

CONTRA:

> Solução algo dispendiosa

 

  1. VISUALPARADIGM ONLINE

4 print

Como o próprio nome indica, o VisualParadigm Online é uma ferramenta digital para a criação de diagramas em geral e de fluxogramas em praticar. É bastante fácil de usar, graças à sua tecnologia drag-and-drop, e está equipado com uma série de poderosas funcionalidades. Para os iniciantes, disponibiliza ainda uma biblioteca de vídeos tutoriais, que tornam tudo muito simples de entender. Tem ainda uma versão gratuita, onde algumas ferramentas estão bloqueadas.

PRÓS:

> Tecnologia drag-and-drop

> Programa extremamente rápido e leve

CONTRAS:

> Tutoriais apenas em inglês

 

  1. DRAW.IO

5 printFinalmente menção a uma opção freeware para a criação de fluxogramas. O draw.io é gratuito e funciona de forma totalmente online permitindo que possa criar os seus diagramas sem ter que descarregar e instalar qualquer tipo de aplicativo no seu dispositivo. É, por isso, uma solução com algumas limitações, mas que está equipada com todas as funcionalidades básicas que vai necessitar. Inclui ainda uma biblioteca com dezenas de formas, templates e símbolos, que permite ainda exportar e importar para aumentar o seu leque de opções.

PRÓS:

> Totalmente grátis

> 100 por cento online

CONTRA:

> Limitação nas funcionalidades

> Apenas funciona com o Chrome

Marketing e Negócios

Marketing e Negócios

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também