Projeto arrecada tampinhas para custear mamografias
‘Acredite na tampinha’ arrecada peças plásticas na Escola Municipal Professora Thereza Falci, no Bairro Santa Lúcia

A Escola Municipal Professora Thereza Falci vestiu a camisa da campanha Outubro Rosa e aderiu à campanha “Acredite na tampinha”, na qual está recolhendo tampinhas de garrafas pet, remédios e outras para o Instituto Acredite na Energia, que reverterá o valor obtido para exames de mamografia. Apesar de o Outubro Rosa ter chegado formalmente ao fim, o combate ao câncer de mama precisa ser constante, por isso a escola estendeu para dezembro a arrecadação das tampinhas que, muitas vezes, são descartadas inadequadamente. A partir da iniciativa da escola, as peças de plástico podem ajudar a prevenir o câncer de mama.
A diretora do colégio, Simone Almeida Santos, 46, enfrentou o câncer por três vezes: em 2007, 2012 e, mais recentemente, na pandemia, em 2020. Ela se preocupa em alertar outras mulheres sobre a prevenção, pois, além de ter sofrido pessoalmente com a doença, perdeu familiares por falta de informação. Assim que ficou sabendo, por meio de sua médica, da campanha do Instituto Tampinha, ela teve a ideia de fazer da escola um ponto de coleta. “A gente levou essa ideia para a reunião de pais e eles superabraçaram, então estamos fazendo esse projeto de arrecadação, que foi expandido para ajudar na prevenção para além do mês de outubro.”
A educadora conta, ainda, que além da experiência pessoal que viveu, outras professoras do colégio já passaram por isso. “Neste ano, a gente tem uma integrante do nosso corpo docente que foi diagnosticada e está para começar a quimioterapia na semana que vem.” Além de colaborar com as mulheres da escola, o projeto é uma forma de chamar atenção dos estudantes e responsáveis para cuidados básicos, como a mamografia, que pode revelar precocemente o câncer de mama.
Os interessados em contribuir para prevenção do câncer de mama por meio desse projeto podem levar à Escola Municipal Professora Thereza Falci (Rua Tenente Guimarães 485, Bairro Santa Lúcia), das 7h às 17h, tampinhas de garrafa pet, de remédios, de bombonas de água, de suco, leite e iogurte, de produtos de higiene, beleza e limpeza, e de isotônicos.