Projeto arrecada tampinhas para custear mamografias

‘Acredite na tampinha’ arrecada peças plásticas na Escola Municipal Professora Thereza Falci, no Bairro Santa Lúcia


Por Gabriel Bhering, estagiário sob supervisão de Fabíola Costa

15/11/2022 às 07h00

Simone tampinhas
Simone Santos é diretora da Escola Thereza Falci e já enfrentou o câncer três vezes (Foto: Divulgação)

A Escola Municipal Professora Thereza Falci vestiu a camisa da campanha Outubro Rosa e aderiu à campanha “Acredite na tampinha”, na qual está recolhendo tampinhas de garrafas pet, remédios e outras para o Instituto Acredite na Energia, que reverterá o valor obtido para exames de mamografia. Apesar de o Outubro Rosa ter chegado formalmente ao fim, o combate ao câncer de mama precisa ser constante, por isso a escola estendeu para dezembro a arrecadação das tampinhas que, muitas vezes, são descartadas inadequadamente. A partir da iniciativa da escola, as peças de plástico podem ajudar a prevenir o câncer de mama.

A diretora do colégio, Simone Almeida Santos, 46, enfrentou o câncer por três vezes: em 2007, 2012 e, mais recentemente, na pandemia, em 2020. Ela se preocupa em alertar outras mulheres sobre a prevenção, pois, além de ter sofrido pessoalmente com a doença, perdeu familiares por falta de informação. Assim que ficou sabendo, por meio de sua médica, da campanha do Instituto Tampinha, ela teve a ideia de fazer da escola um ponto de coleta. “A gente levou essa ideia para a reunião de pais e eles superabraçaram, então estamos fazendo esse projeto de arrecadação, que foi expandido para ajudar na prevenção para além do mês de outubro.”

A educadora conta, ainda, que além da experiência pessoal que viveu, outras professoras do colégio já passaram por isso. “Neste ano, a gente tem uma integrante do nosso corpo docente que foi diagnosticada e está para começar a quimioterapia na semana que vem.” Além de colaborar com as mulheres da escola, o projeto é uma forma de chamar atenção dos estudantes e responsáveis para cuidados básicos, como a mamografia, que pode revelar precocemente o câncer de mama.

Os interessados em contribuir para prevenção do câncer de mama por meio desse projeto podem levar à Escola Municipal Professora Thereza Falci (Rua Tenente Guimarães 485, Bairro Santa Lúcia), das 7h às 17h, tampinhas de garrafa pet, de remédios, de bombonas de água, de suco, leite e iogurte, de produtos de higiene, beleza e limpeza, e de isotônicos.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.