Hoje, vamos falar sobre feedback e feedforward. Você já ouviu falar sobre esses termos? É muito provável que sim, mas e a diferença entre eles, você já conhece?
Ambos são ferramentas importantes para a gestão de pessoas, ajudam na evolução de profissionais e consequentemente também promovem resultados positivos para as organizações.
O feedback e o feedforward são essenciais para mapear, acompanhar e desenvolver pontos de atenção, potencialidades e demais características de um profissional.
Neste artigo, vamos explorar o que são esses conceitos, suas diferenças e entender como eles se complementam em um bom processo de avaliação.
Entendendo o feedback
O feedback é um tema que já abordamos aqui na coluna e você pode conferir aqui. Vamos então relembrar esse conceito?
Como mencionei, esta é uma ferramenta de comunicação muito importante para a gestão de pessoas, e seu mecanismo funciona como uma espécie de devolutiva. O feedback diz respeito à avaliação de um profissional/equipe por suas ações e comportamentos em determinado período e/ou situação.
Sua contribuição é voltada para a melhora do desempenho profissional, em determinado ambiente de trabalho e atividade, através de uma análise do histórico, ou seja de ações passadas. Simplificando, é um processo retrospectivo para a identificação de áreas de melhorias.
Entendendo o feedforward
Nós não podemos modificar o passado, mas é possível alterarmos a rota para um futuro melhor. Isso resume bem o conceito de feedforward.
Assim como no feedback o objetivo é o desenvolvimento, só que neste caso estamos falando do outro lado da moeda, trocamos o retrospectivo pelo prospectivo e focamos apenas no futuro.
O feedforward diz respeito ao direcionamento em prol de melhorias em termos de ações, e comportamentos, bem como, também traz um alinhamento de expectativas para os próximos passos.
Vale ressaltar que além de sugerir, ouvir também enriquece esse processo, pois agrega a perspectiva do profissional ou da equipe do que poderia ter sido melhor na sua performance e quais são suas propostas de melhorias.
Veja alguns benefícios do feedforward:
- Visão de futuro, considerando erros e acertos do passado para gerar mudanças através disso.
- Foco nos pontos fortes do profissional para refinar o que aquela pessoa faz de melhor.
- Alinhar e direcionar novas ações, metas, objetivos e desenvolvimento de novas competências profissionais.
- Colaboradores que, ao longo do tempo, se tornam mais competentes produtivos e realizados.
Feedback e feedforward: diferentes e complementares
O feedback e o feedforward são recursos que de uma maneira muito interessante se complementam.
Juntos, eles passam uma mensagem simples, porém eficaz: é importante reconhecer os erros, e mais importante ainda é buscar soluções para eles e não repeti-los.
Então, de um lado, temos o feedback que traz uma análise do passado, aponta falhas de forma construtiva e dá uma perspectiva de pontos fortes que podem ser melhor aproveitados. Do outro lado temos o feedforward, que foca no futuro, traçando planos para um melhor desempenho.
O resultado disso, vem para todos, a empresa colabora para a evolução dos seus profissionais, que ganham com autoconhecimento e o desenvolvimento contínuo e tem como retorno colaboradores mais engajados, produtivos e que geram melhores resultados.
Ainda vale destacar, que ambas as ferramentas também trabalham o que é hoje uma das principais habilidades exigidas pelo mercado de trabalho em todas as áreas profissionais que é a adaptação. Olhar para trás e aprender com o que passou e ao mesmo tempo focar no futuro e planejá-lo.
Tanto o feedback quanto o feedforward têm seu lugar no mundo dos negócios, mas é importante entender a diferença entre eles para que você possa usá-los corretamente. O feedback é uma ótima maneira de aprender e melhorar seu negócio, enquanto o feedforward é uma ótima maneira de planejar o futuro e garantir que seu negócio esteja no caminho certo.