Você convive todos os dias com alguma dor muscular? Já não sabe mais o que fazer para aliviar o sintoma?
Bem, em primeiro lugar, caso o seu problema seja recorrente, é bom prestar atenção no que você faz. Isto é, nas atividades do dia a dia. Já que muitas ações simples que fazemos afetam a saúde do corpo. Ainda mais a dos músculos.
Os quais logo mandam sinais de que há algo de errado, não é mesmo? Seja pela fadiga muscular, pelo desgaste físico e mental ou pela dor, é claro.
Além do mais, quando a idade vai chegando, a dor muscular se torna mais intensa. E… nem sempre é por causa das tarefas diárias, viu? É comum na terceira idade apresentar sinais de desgaste das vértebras e das articulações.
Assim como em quadros de espondilose cervical e de artrose, por exemplo. Ambos são tipos de desgastes que prejudicam a saúde.
Por isso, você deve prestar atenção em todos os fatores. Ainda mais se tiver dor muscular frequente, ok? Veja o que é e como tratar o problema!
O que é dor muscular?
A dor muscular é um tipo de desconforto que ocorre nas regiões do corpo onde há músculos. Principalmente em braços e pernas. Às vezes, no entanto, ela é confundida com outros tipos de distúrbios. Como a cervicalgia, por exemplo.
A dor é gerada pela torção ou distensão do músculo. Ou seja, quando ele estica demais numa atividade física ou diante de algum trauma local.
Desse modo, o tecido muscular é rompido e lesionado. Causando assim a dor muscular. É bom lembrar acima de tudo que ela também pode estar acompanhada de outros sintomas. Como uma mancha roxa ou verde na pele, sensibilidade, ardência etc.
O que causa a dor muscular?
A dor muscular está ligada a várias causas. Então, antes de procurar um remédio para dor muscular, você deve entender o que está por trás disso. Ok?
Veja quais são as causas da dor muscular mais comuns:
- Má postura: é um problema que afeta uma grande parte das pessoas, não é mesmo? E, em muitos casos, quase nunca é notada. Você pode ter má postura por ficar olhando, por muito tempo, o celular… e até ao usar móveis sem ajuste. O que gera dor muscular, dor no pescoço e desgaste muscular.
- Excesso de peso: isso cansa demais os músculos. E não é só em academia, não, viu? Carregar mochila pesada, ficar com criança no colo… são situações que causam dor muscular também. Por isso, é bom ter muito cuidado com o peso, viu?
- Doenças virais: podem ocorrer a qualquer momento. Junto das doenças vêm a dor muscular na coxa, no pescoço, nos braços… Entre as doenças virais que causam dor nos músculos estão a Covid-19, a gripe e a infecção de garganta.
- Estresse: aparece cada vez mais na vida de quem tem uma rotina corrida. Muita coisa para fazer, pouco tempo e pouca paciência. No entanto, o estresse gera ainda a dor muscular, a crise de ansiedade etc. Ou seja, é bem difícil relaxar, não é?
- Doenças autoimunes: são casos em que existe uma inflamação nos músculos. E, acima de tudo, um desgaste físico que interfere no bem-estar. As doenças autoimunes que prejudicam a saúde dos músculos são: artrite, lúpus, polimiosite etc. É bom consultar o médico em caso de dor crônica, ok?
Como tratar a dor muscular
O desconforto muscular afeta o bom humor e a disposição, sem dúvida. E assim gera um certo desânimo. Mas, existem formas de tratar a dor muscular. E até mesmo evitá-la. Veja algumas dicas:
Faça atividades físicas
Você pode optar por exercícios para dor muscular, sabia disso? Pois é! Faça atividades físicas para cuidar da saúde do corpo. Mas sempre tenha cuidado com a intensidade e o peso, viu?
O exercício vai trabalhar a agilidade do músculo, a força e a flexibilidade. Além do mais, aumenta a massa muscular. Então, faça atividades físicas para dor muscular. Vale a pena!
Fale com o médico sobre remédios
Os remédios para dor muscular são prescritos pelo médico ortopedista. Em casos de trauma por pancadas, ou por dor nos músculos e nas articulações. E ainda por doenças crônicas e lesões.
Muitas vezes os remédios mais indicados são os anti-inflamatórios. Pois eles combatem a inflamação nos músculos. Assim como os analgésicos, que aliviam a dor, e os relaxantes musculares.
As pomadas também são ótimas aliadas para tratar a dor muscular no dia a dia. Assim é possível retornar às atividades.
Siga os tratamentos caseiros
Às vezes a dor nos músculos pode ser evitada ou tratada dentro de casa. Com tratamentos caseiros para dor muscular.
Como pôr uma compressa fria para diminuir a dor. Ou tomar um banho morno ou quente. A fim de melhorar a circulação do sangue na região. Além do mais, existem óleos essenciais que reduzem o desconforto. Eles evitam a rigidez do músculo e previnem as dores.