Animado com o congelamento das restrições de distanciamento social e a retomada da economia, o setor de franchising brasileiro apresentou resultados promissores alcançados no segundo trimestre de 2022 e tem interpretado os efeitos econômicos provenientes da pandemia da Covid-19 como parte de seu passado. Segundo dados da Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias cresceram 16,8% em faturamento na comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, segundo a própria ABF, em meio a um cenário macroeconômico volátil, seguido dos perigos da alta inflação, o setor se manteve resiliente mesmo nos períodos mais caóticos de 2021 e superou em 11,4% o faturamento nominal do segundo trimestre de 2019.
Ainda de acordo com informações da mesma pesquisa, os valores passaram de R$ 81 bilhões para mais de R$ 91 bilhões no que tange ao aumento relacionado ao faturamento das franquias. Dessa maneira, mesmo contando com alta na inflação, no primeiro semestre deste ano, a receita contou com crescimento de 32%. Além disso, os 11 segmentos relacionados às franquias de todo o país apresentaram ampliação de seus indicadores financeiros. Os nichos de hotelaria e o turismo tiveram a maior alta em seus faturamentos, somando 25,4%. Essa variação positiva e crescente pode ter sido influenciada pela retomada das viagens e eventos, depois do avanço da vacinação e redução do número de casos de Covid-19.
Acerca do questionamento sobre quais seriam as condições que teriam puxado o crescimento do setor de franchising no país, pode-se apontar, além dos impactos associados à flexibilização das medidas restritivas da pandemia, o fato de que o varejo também teve uma recuperação. Os resultados divulgados pela ABG ainda mostram que, no primeiro semestre deste ano, a abertura de novas franquias também cresceu. A alta foi de 3,7%, um pouco menor do que os 3,9% do mesmo período do ano passado. Em relação ao fechamento de empresas, cerca de 1,8% encerraram as suas atividades, frente aos 1,7% de 2021. Seguindo tal comportamento, a pesquisa mencionada anteriormente indicou que é esperado que o setor de franquias tenha um faturamento de R$ 200 bilhões em 2022, considerando períodos de grande expansão como Black Friday e natal. A ABF também apontou que o faturamento das franchisings brasileiras deve crescer cerca de 12% este ano.
Por Débora Mendonça, Rodrigo Dutra e Weslem Faria. E-mail para [email protected].