Espetáculo ‘Terra sem acalanto’ volta aos palcos
Terceira peça da Sala de Giz tem como mote o crime ambiental de Mariana e será exibido nesta terça e quarta-feira no Paschoal Carlos Magno


A companhia teatral Sala de Giz faz seu retorno aos palcos nesta terça (6) e quarta-feira (7) com “Terra sem acalanto”, às 20h, no Teatro Paschoal Carlos Magno. A peça, com direção de Tatiana Henrique e dramaturgia de Felipe Moratori, foi construída em 2018 tendo como mote a tragédia ambiental ocorrida em 2015 em Mariana, com o rompimento da barragem de Fundão. Felipe e Bruno Quiossa dão vida àqueles que se foram, junto de suas histórias e memórias, e ao coveiro, que precisa enterrar tudo isso diante de um ambiente devastado. Os ingressos podem ser adquiridos no link.
“Terra sem acalanto” foi alvo de pesquisa de mestrado de Felipe e Bruno. Os dois, estudando em Ouro Preto, tiveram contato com o impacto da tragédia na região, que foi sendo aprofundado à medida em que outros pesquisadores foram contatados para explicarem o que, de fato, aconteceu. Essa tragédia, no entanto, como lamenta Bruno, foi sendo atualizada. “A gente, infelizmente, teve a tragédia atualizada em Brumadinho. E, agora, a pandemia. A gente acredita nessa enxurrada de lama que está descendo até hoje. Com certeza, a peça vem sendo, infelizmente, atualizada a cada ano por causa dessas tragédias que nos cercam.”
O espetáculo, além de já ter sido apresentado ao público em 2018, ganhou uma versão virtual durante a pandemia. “Mas, no virtual, acaba perdendo, porque essa peça, em específico, precisa do contato com o público, da aproximação. A peça se assemelha a um ritual.” Ele também avalia que, nesse tempo, uma nova forma de fazer teatro foi sendo construída, e ecos disso vão continuar sendo apresentados. A próxima peça, que vai estrear ainda neste mês, por exemplo, é uma experimentação cênica que mistura cinema e contação de histórias e vai ser veiculada pelas plataformas digitais, sobretudo o WhatsApp. Ainda neste ano, Bruno adianta que vai acontecer a terceira edição do Festival Sala de Giz. “Esse retorno aos palcos com ‘Terra sem acalanto’, que gente tem tanto carinho, é apenas o início.”











