Alguns erros são comuns na academia. É verdade. Mas eles deveriam ser evitados, viu?
Já que as atividades físicas servem para melhorar a qualidade de vida e não o contrário. Malhar errado prejudica a postura e causa dor muscular. Além de desregular o organismo.
O que impacta até mesmo o nervo ciático, que é o maior do corpo humano. Ele está ligado às articulações do quadril, dos joelhos e dos tornozelos. E também aos braços e pernas. Muitas vezes recorrer a tratamentos para aliviar a dor no nervo ciático é a única solução.
E não é só isso, ok? Certas lesões, como nos ombros, nos joelhos e na cervical podem te marcar para a vida toda. A partir dos erros nos treinos da academia.
Você deve lembrar que as cãibras podem sim ser comuns. Mas às vezes é o seu corpo mandando sinais que você deve parar. Então, abra o olho! Evite os 5 erros comuns na academia: o que você não deve fazer!
5 Erros comuns na academia
Se você é um iniciante na academia… tudo bem. É normal ficar confuso, viu?
Mas, tire logo as suas dúvidas. Não persista com os erros na academia, ainda que sejam comuns. Eles não vão te ajudar. Você deve saber como fazer o treino. Desde a hora de alongar até ao pegar peso. A fim de evitar lesões, fadiga etc.
Dicas do que não fazer na academia!
-
Não aquecer o corpo antes de malhar
Antes de malhar, aqueça o corpo primeiro. Você está prestes a fazer movimentos mais fortes. Vai levantar peso, correr, caminhar… Então, reduza o risco de lesão.
O ideal é se alongar antes de malhar. A fim de se preparar para o esforço mais intenso. Assim, com o corpo quente, você se exercita melhor. Lubrifica as articulações. Impõe mais força e se move mais rápido.
Estique bem os braços, as pernas… pedale na bicicleta devagar por 10 min. São algumas ideias para se alongar. E se precaver contra os erros comuns na academia!
-
Não beber água
Beba água ao malhar na academia. Lembre-se que as atividades fazem você suar. O corpo perde muito líquido com o treino e… com o aumento de temperatura, não é?
Um dos erros comuns na academia é não beber água. É uma das coisas que você não deve fazer! Você precisa se hidratar. Repor a água que o seu corpo elimina.
Assim, além de melhorar o desempenho, você vai se sentir melhor. Mais confortável. E até mais focado, viu? Beba água sempre!
-
Exagerar na carga
É normal exagerar no treino uma vez. Você quer ir mais rápido, quer ficar forte… perder peso… e acaba pecando pelo excesso, não é?
Mas, tome cuidado ao malhar na academia. Exagerar na carga não é nada saudável. Pelo contrário. Vai trazer a distensão de músculos, desequilibrar a postura e… criar dores no corpo. Como a famosa dor no nervo ciático.
Converse com seu instrutor. Siga o que foi pedido para a sua rotina. Evite lesões! Ganhe massa muscular com saúde!
-
Usar roupas indevidas
As roupas de academia têm aspecto mais leve, você não acha? Elas esticam mais, não retêm muito suor e ainda ajudam na respiração.
Pois é! Elas facilitam o movimento da musculação na academia.
Não use roupas indevidas para “queimar mais calorias” logo. Este é um dos erros comuns na academia para emagrecer. E faz mal à saúde, viu?
Muitas peças atrapalham a saída de suor. O que faz com que você desidrate. Ou até tenha uma queda de pressão. Use roupas confortáveis na hora de malhar.
-
Exagerar no tempo de treino
Olha, não há nenhum mal em querer se esforçar um pouco mais, viu? O problema é a maneira como você faz isso. Exagerar no tempo de treino é um dos erros mais comuns na academia de musculação, de pilates etc.
Respeite os limites do seu corpo na academia. Evite se machucar. Fale com o profissional de apoio sobre o tempo e o tipo de treino.
“Forçar a barra” te deixa ainda mais fraco. Cansado. Com pressão baixa. Sem falar nas dores cada vez mais frequentes. Assim como as lesões. Por isso, seja fiel ao seu tempo e aos seus limites. Sempre tem o tempo certo para fortalecer, para regenerar, para evoluir…
Logo você verá um bom resultado. Mas respeite-se em primeiro lugar!