Como Aliviar a Dor no Joelho em Casa: 4 Dicas

A dor no joelho pode surgir por vários fatores. Veja como evitar

Por Marketing e Negócios

A dor no joelho pode surgir por vários fatores. Por um trauma na região, por lesões no dia a dia ou por desgaste articular…

Além disso, tem algumas doenças ósseas e genéticas. As quais podem prejudicar o bem-estar da articulação, não é mesmo?

É bom lembrar ainda que o joelho possui camadas. E nem sempre é tão simples definir o problema.

Mas… com uma dor tão incômoda… fazer as tarefas diárias é um super desafio, não é? A dor no joelho muitas vezes não te deixa nem ficar de pé. Nessas horas, é difícil conter o desânimo.

Algumas dicas são muito úteis a fim de aliviar a dor no joelho em casa. Pelo menos para diminuir o problema.

Se mesmo assim a dor continuar ou piorar, procure um ortopedista! Ele vai analisar o que está afetando a sua articulação. Com exames que identificam excesso de líquido no joelho, desgaste, artrose, etc.

Agora, o primeiro passo é seguir as dicas de como aliviar a dor no joelho em casa. Veja o que você pode fazer!

O que pode aliviar a dor no joelho?

Diante de casos mais graves, o médico pode indicar a fisioterapia como a melhor solução. Como em casos de pós-lesão, doença articular ou líquido no joelho. Além do mais, podem ser recomendados alguns remédios para aliviar a dor.

A princípio você pode tentar amenizar a dor com tarefas básicas. Confira algumas o que fazer para aliviar a dor no joelho em casa.

 

4 Maneiras de aliviar a dor no joelho

1. Coloque gelo

Se você busca um alívio rápido para a dor, coloque gelo! Faça uma compressa gelada com um pano limpo e pedras de gelo. Basta cobrir as pedras de gelo com o pano. E depois repousar em cima do joelho, no local da dor.

Após uns 5 minutos, é só retirar a compressa gelada. Repita isso mais 2 vezes ao dia.

O gelo serve para diminuir o desconforto. Além do mais, ele reduz o inchaço no joelho. É uma dica útil de como aliviar a dor de uma pancada ou de reumatismo.

Agora, se a dor persistir, vá ao médico!

2. Massageie o joelho

Massageie o joelho com movimentos leves. A fim de minimizar a dor no joelho. Para ser ainda mais eficaz, é bom massagear com um gel anti-inflamatório. O qual, por sua vez, deve ter aval do médico, ok?

A prática ajuda na absorção mais ágil do produto pela pele. O que faz com que o incômodo seja cada vez menor.

Em geral, o gel e a pomada para aliviar a dor no joelho têm efeito rápido. Mas às vezes dura pouco tempo, cerca de 4h. Faça isso para tratar em casa de modo mais fácil. De acordo com a prescrição médica.

3. Exercícios indicados pelo fisioterapeuta

Alguns exercícios físicos são indicados pelo fisioterapeuta. Em casos de sinovite (líquido no joelho), reumatismo, artrose e traumas locais. Entre outras doenças.

No entanto, eles não só servem para tratar como também para prevenir. A fim de evitar a dor no joelho antes de mais nada.

As atividades o tornam mais flexível. Além do mais, eliminam a tensão local. A sensação de articulação “travada”.

Os exemplos mais comuns de exercícios para aliviar a dor no joelho são: a caminhada leve, o agachamento e o alongamento. Mas, lembre-se, você deve pedir a permissão do médico primeiro, viu? Para não piorar a lesão.

4. Drenagem postural

Uma das maneiras de reduzir a dor é pela drenagem postural. Isto é, se o seu joelho estiver inchado e dolorido.

É só deitar no sofá ou na cama, com as pernas elevadas. Mais acima do nível do tronco do corpo. A fim de te ajudar, use as almofadas ou os travesseiros. Para colocar sob os pés e sob os joelhos.

Essa postura pode trazer um certo conforto para a dor na região.

Marketing e Negócios

Marketing e Negócios

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também