Festa das Nações: Resgate da Tradição
A programação começa nesta sexta-feira (3) e segue até o domingo (5), depois volta na sexta-feira seguinte (10) e tem seu encerramento no feriado de Santo Antônio
Valorizar os pratos da culinária mundial, mas sem deixar de lado a tradição da boa comida mineira. Essa é a proposta da Festa Nações, que está de volta, em 2022. Realizado pela KB Produções, o evento, que é notório entre os juiz-foranos, vai acontecer nos próximos dois finais de semana, na Praça Jarbas de Lery Santos, no Bairro São Mateus. A programação começa nesta sexta-feira (3) e segue até o domingo (5). Depois, volta na sexta-feira seguinte (10) e tem seu encerramento no feriado do dia 13, quando é celebrado Santo Antônio, padroeiro de Juiz de Fora.
De acordo com Kamilla Barros, produtora do evento, essa edição da Festa das Nacões, que foi aprovada pela Lei de Incentivo Fiscal à Cultura de Minas Gerais, terá seu foco na gastronomia, seguindo os moldes da edição realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/Zona da Mata), em 2015, mas sem perder de vista o legado da festa, que foi muito popular na cidade entre as décadas de 1950 e 1990, sendo realizada no Bairro Bom Pastor. “A última Festa das Nações, em 2019, também seguiu esse perfil adotado pela Abrasel e foi um sucesso, o que justifica mantê-lo para esta edição de 2022”, ressalta Kamilla, lembrando que, em razão da pandemia da Covid-19, o evento deixou de ser realizado por dois anos, o que aumenta a expectativa dos juiz-foranos para desfrutar das atrações da programação e de delícias típicas da Argentina, Austrália, Alemanha, Estados Unidos, Itália, Portugal, Suíça, além de pratos da cultura afro-brasileira e sírio-libanêsa.
Ainda como pontua Kamilla, a Festa, aderindo à questão da consciência ambiental, irá recolher todo o óleo de cozinha usado na preparação dos alimentos e irá doá-lo à Associação dos Amigos (Aban), para produção de sabão e produtos de limpeza, que são comercializados pela ong.
Além da culinária, o evento vai contar com cervejas artesanais, vinhos e drinks, uma programação musical diversificada com artistas locais e atividades para o público infantil, com espaço Kid. Aos sábados, ao longo da festa, haverá espaço pet friendly e feira de adoção de animais. Para encerrar, vale lembrar, que, cada nação, deverá oferecer, pelo menos, um prato no valor de R$ 20.
Serviço:
Festa das Nações
03/06 (SEXTA-FEIRA) – 17h às 22h
04 e 05/06 (SÁBADO E DOMINGO) – 12h às 22h
10/06 (SEXTA-FEIRA) – 17h às 22h
11, 12 e 13/06 (SÁBADO, DOMINGO E SEGUNDA – FERIADO) – 12h às 22h
Local: Praça Jarbas de Lery Santos, no São Mateus.