Inscrições para o Enem começam nesta terça-feira

Taxa deve ser paga até 27 de maio para validar inscrição do candidato


Por Tribuna

09/05/2022 às 16h00

Tem início nesta terça-feira (3), o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Os candidatos têm até o dia 21 de maio para realizar a inscrição por meio da Página do Participante, disponível no site do Inep. O valor da taxa para as provas, impressa e digital, é de R$ 85, e o pagamento pode ser feito até dia 27 de maio. Neste ano, pela primeira vez, há opção de pagamento por PIX e cartão de crédito.

A participação no exame será garantida apenas após a confirmação do pagamento da taxa. O resultado dos recursos para isenção também estão disponíveis no site do Inep. Caso prefira, o candidato pode pagar a inscrição através do boleto em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou agência dos Correios.

Exame

Neste ano, as provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. A abertura dos portões será ao meio-dia, e o fechamento, às 13h. O início das provas será às 13h30. No primeiro dia de Enem, o término das provas será às 19h, e, no segundo dia, às 18h30. A aplicação dos testes impressos seguirá o horário de Brasília.

O exame será constituído de quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação em língua portuguesa. No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e redação e de ciências humanas e suas tecnologias. No segundo, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.