Nexa realiza novo simulado de emergĂȘncia nos bairros Igrejinha e Benfica
ExercĂcio de autossalvamento para moradores dos bairros Igrejinha e Vila SĂŁo JoĂŁo Batista serĂĄ realizado nesta quinta-feira, a partir das 14h
A mineradora Nexa, responsĂĄvel por barragens que condicionam resĂduos industriais em Juiz de Fora, informou que, em conjunto com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, irĂĄ realizar, nesta quinta-feira (7), mais um exercĂcio prĂĄtico de simulado de emergĂȘncia para evacuação da Zona de Autossalvamento para moradores dos bairros Igrejinha e Vila SĂŁo JoĂŁo Batista, ambos na Zona Norte. O simulado estĂĄ marcado para começar Ă s 14h. O mesmo exercĂcio tambĂ©m serĂĄ realizado, no prĂłximo dia 10, para residentes do Bairro Benfica e regiĂŁo, tambĂ©m na Zona Norte, com inĂcio previsto para o mesmo horĂĄrio.
Segundo a empresa, as barragens estĂŁo seguras e o simulado faz parte do Plano de Ação de EmergĂȘncia de Barragens (PAEB), em atendimento Ă s legislaçÔes vigentes. Durante a atividade preventiva serĂŁo testados o sistema de alarme (sirenes), a localização dos pontos de encontro e os trajetos sinalizados atĂ© eles (rotas de fuga). Como aponta a Nexa, o objetivo Ă© deixar os moradores e os ĂłrgĂŁos envolvidos mais preparados e seguros para uma hipotĂ©tica situação de emergĂȘncia, reforçando a cultura de prevenção e orientando a todos. Em nota encaminhada Ă imprensa, a mineradora informa que, no Posto de Comando, como medida de segurança sanitĂĄria, diante da pandemia da Covid-19, serĂŁo tomados todos os cuidados necessĂĄrios, tendo como foco a segurança dos presentes.
De acordo com o presidente da Associação de Moradores dos bairros Igrejinha, Jardim Cachoeira e Vila SĂŁo JoĂŁo Batista, LuĂs Carlos Barbosa, conhecido popularmente como LuĂs Cachoeira, a ansiedade dos moradores na regiĂŁo Ă© grande quanto Ă realização do treinamento. “A empresa estĂĄ fazendo a divulgação do simulado, e muita gente irĂĄ comparecer no dia para assistir”, disse, acrescentando que nĂŁo sĂŁo todos que irĂŁo participar da simulação. “SĂŁo apenas as pessoas que foram contactadas pela empresa e, mesmo se fossem todos, muitos ficariam de fora porque acontece no horĂĄrio de trabalho. Mas aqueles que participam funcionam como multiplicadores das informaçÔes recebidas no treinamento”, ressaltou.
De acordo com a Nexa, no exercĂcio, somente os moradores que foram comunicados individualmente pela companhia devem participar da simulação. “O restante da população nĂŁo precisa se preocupar ao ouvir os avisos sonoros e pode continuar com suas atividades normalmente. A Nexa reforça que seus depĂłsitos estĂŁo seguros, e a ação faz parte da avaliação do Plano de Ação de EmergĂȘncia de Barragens (PAEB) em cumprimento Ă legislação nacional de segurança de barragens”, ressaltou a mineradora.
Supervisionamento dos trabalhos
Conforme a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), durante os treinamentos, a Defesa Civil irå supervisionar os trabalhos para que, em uma situação real, o procedimento ocorra de forma segura e råpida. Após o acionamento da sirene, os moradores que receberam o treinamento devem se dirigir ao ponto de encontro mais próximo, identificado no mapa e seguindo tranquilamente as placas de rota de fuga.
De acordo com a PJF, todo o percurso foi sinalizado para que as pessoas façam um deslocamento seguro e organizado para os pontos de encontro. Em 2020 e 2021, o simulado nĂŁo pĂŽde ser realizado por conta da situação mais crĂtica da pandemia.
TrĂąnsito
Durante o simulado em Igrejinha, nesta quinta-feira, haverĂĄ interdição temporĂĄria do trĂąnsito de veĂculos nos arredores da empresa, no km 119 da BR-267, na regiĂŁo de Igrejinha. Como aponta a PJF, para a melhor realização do simulado, as linhas de ĂŽnibus 726, 740, 741, 742, 743, 744, 745 e 746 terĂŁo o trajeto paralisado totalmente por aproximadamente 25 minutos, com inĂcio Ă s 13h55, no km 119 da BR-267
No domingo (10), a interdição serå realizada a partir da Avenida Juscelino Kubitschek, em Benfica, na altura da Rua Martins Barbosa. No horårio das 14h às 16h, as linhas de Înibus 716, 718, 726, 740, 741, 742, 743, 744, 745 e 746 terão alteração para o seguinte itinerårio: Avenida Juscelino Kubitschek e Avenida AntÎnio Simão Firjan, em Benfica.
Além dessas, também no domingo, as linhas 715, 717, 724, 728, 735, 736, 757 e 766 terão o caminho com paralisação total por até 35 minutos, no horårio das 13h55 às 14h30, na Avenida Juscelino Kubitschek, em Benfica.
Ação da Guarda
A Guarda Municipal, ĂłrgĂŁo da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), participa do exercĂcio simulado da Nexa, com a presença de equipes nos dois dias de atividades. O objetivo Ă© atuar com foco em educação e prevenção, auxiliando os moradores durante todo o exercĂcio.
Legislação
ApĂłs a revisĂŁo do Plano de Ação de EmergĂȘncia para Barragens de Mineração (PAEBM), todas as mineradoras e indĂșstrias do paĂs tiveram suas ĂĄreas de autossalvamento (ZAS) alteradas, sendo definidas pela maior das seguintes distĂąncias: 10 quilĂŽmetros ou a extensĂŁo que corresponda ao tempo de chegada da onda de inundação igual a trinta minutos.
Em Juiz de Fora, segundo a PJF, estĂŁo sendo realizadas açÔes de preparação para o exercĂcio de simulação de evacuação relacionado Ă s barragens da Pedra e dos Peixes, que sĂŁo de responsabilidade da Nexa; das barragens das usinas hidrelĂ©tricas de Joasal e Marmelos, administradas pela Companhia EnergĂ©tica de Minas Gerais (Cemig); e da barragem da usina hidrelĂ©trica de Picada, operada pela empresa Votorantim Energia.