Nem tudo está azeitado para a filiação do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), ao PSD de Gilberto Kassab. O tucano é metódico e, antes de embarcar na pré-candidatura presidencial, quer um Raio X do apoio interno e das eventuais alianças nos estados. No Sul e Sudeste, o governador gaúcho é unanimidade dentro do PSD. Mas ainda enfrenta resistências de caciques do partido principalmente no Nordeste.
Arestas
Gilberto Kassab, que se reúne nesta terça-feira (14) com o tucano para retomar as conversas de filiação, promete aparar todas as arestas.
Alternativa
O mote da campanha de Leite – na linha “alternativa à polarização” – já está sendo gestado pelos marqueteiros do PSD.
Passado
Ex-governador e ex-senador, Roberto Requião já disse que “o PT gosta mais de lotear cargos e do poder”. Pois é ao PT que ele se filia na sexta, em Curitiba, com a presença do ex-presidente Lula.
Fritura
O presidente da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna, sofre na pele o mesmo processo de fritura de seu antecessor, Roberto Castello Branco, demitido do comando da estatal pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), após sucessivos aumentos no preço dos combustíveis. Sem exceção, líderes políticos aliados do Planalto rechaçaram e colocaram na conta de Silva e Luna a responsabilidade pelo mega-aumento dos preços da gasolina e do diesel.
Insensível
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), é uma das vozes mais críticas à “insensibilidade” de Silva e Luna. Embora pressionado pela ala política, Bolsonaro – em atitude inusual – dá mais ouvidos aos conselheiros econômicos e, por ora, mantém o general onde está.
Marielle
Um ato simbólico e uma sessão solene serão realizados nesta terça (14) na Câmara dos Deputados para homenagear a vereadora Marielle Franco e seu então motorista Anderson Gomes, ambos brutalmente assassinados há quatro anos no Rio de Janeiro. O executor, Ronnie Lessa, continua numa omertá digna de mafiosos: não entregou ninguém.
Mineração
Surtiu efeito a pressão de artistas no Senado contra o projeto que libera a mineração em terras indígenas. Mesmo que seja votado na Câmara, ainda sem previsão, senadores de oposição e até governistas já sinalizaram que não vão chancelar o texto.
Inquéritos
A Polícia Federal instaurou 827 inquéritos em 2021 para investigar crimes licitatórios (Lei 8.666/93). Esse é o menor número de inquéritos abertos para esse tipo de crime pelo menos desde 2008, início da série histórica. Os dados foram obtidos pela agência de dados Fiquem Sabendo, com base na Lei de Acesso à Informação (LAI).
Desorientado
Integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) anunciam, nos próximos dias, desfiliação do Podemos, partido de Sergio Moro. Isolados após o escândalo do boquirroto Arthur do Val, ainda não definiram qual rumo vão seguir nas eleições deste ano.