Fala Quem Sabe
CadĂȘ o Brasil no Oscar?
Nesta Ășltima terça (8), a Academia de Artes e CiĂȘncias de Hollywood anunciou a lista de indicados ao 94Âș Oscars e, mais uma vez, o Brasil amarga uma âpresença tĂmidaâ na competição mais aguardada do cinema mundial.
Sem nenhuma indicação nas categorias de âMelhor Filme Estrangeiroâ e âMelhor DocumentĂĄrioâ â onde o Brasil, geralmente, figura – o paĂs estĂĄ ârepresentadoâ apenas na direção do curta-metragem documentĂĄrio âOnde eu moroâ (Lead me Home).
A produção, apesar de norte-americana, conta com a direção do brasileiro Pedro Kos ao lado do diretor Jon Shenk. O curta acompanha a vida de pessoas sem-teto nas cidades de Nova Iorque e Los Angeles e pode ser visto na plataforma de streaming Netflix.
A ausĂȘncia oficial do paĂs na cerimĂŽnia Ă© reflexo indireto da crise que vive o setor audiovisual desde 2018. Com o desmonte das polĂticas culturais do paĂs e consequente paralisação do Fundo Setorial do Audiovisual (principal mecanismo de fomento ao cinema brasileiro), o setor sobrevive basicamente atravĂ©s das produçÔes feitas pelos grandes players dos serviços de streaming, em especial, Netflix.
Prova do sintoma, a Ășltima vez que um filme brasileiro concorreu ao Oscar foi em 2020, tambĂ©m na categoria melhor documentĂĄrio, com âDemocracia em Vertigemâ, filme de Petra Costa. A produção foi realizada entre os idos de 2016 e teve sua estreia em 2019, tambĂ©m pela plataforma de streaming.
Enquanto o Brasil nĂŁo vive dias melhores no reconhecimento e incentivo Ă sua produção, nos resta a torcida para âOnde eu Moroâ, nosso representante indireto.
A cerimĂŽnia do Oscar acontece no dia 27 de março, Ă s 21h, com transmissĂŁo pela Globoplay e pelo canal TNT. A TV Globo transmite a reprise logo na sequĂȘncia, apĂłs o Big Brother Brasil.
(Daniel Couto Ă© professor da EstĂĄcio, sĂłcio da Impulso Filmes, doutorando em Artes, Cultura e Linguagens pela UFJF e leitor convidado)