Aprender, desaprender e reaprender: ConheƧa os princƭpios do Lifelong Learning

O acesso ao conhecimento nos rodeia a todo instante. A diferenƧa, no entanto, estĆ” na forma como o encaramos e o absorvemos. Assim, Ć© importante se perguntar: eu busco conhecimento por vontade prĆ³pria ou faƧo isso apenas para nĆ£o ficar de fora de alguma tendĆŖncia?

Por Marcelle Larcher

Com as mudanƧas no consumo, no mercado de trabalho, e nas formas de aprendizado em consequĆŖncia de medidas de seguranƧa, Ć© notĆ”vel que o digital ganhou muito mais presenƧa em todos esses meios.

A grande oferta de cursos, lives e webinars nunca havia sido tĆ£o difundida quanto neste momento. De acordo com um levantamento realizado pelo Google, a busca por cursos de especializaĆ§Ć£o Ć  distĆ¢ncia teve um aumento de 130%, e segundo a FundaĆ§Ć£o GetĆŗlio Vargas (FGV), a adesĆ£o aos cursos online gratuitos aumentou 400%.

Com isso, consolidamos a ideia de que o modelo de ensino iniciado no sĆ©culo 20 – que prioriza apenas o desenvolvimento tĆ©cnico – predomina atĆ© hoje, mas definitivamente nĆ£o prepara ninguĆ©m para o mercado de trabalho e para a vida no sĆ©culo 21.

Com essas mudanƧas tambĆ©m percebemos que a escola jĆ” nĆ£o Ć© o Ćŗnico provedor de aprendizado, assim como a escolaridade Ć© apenas um tipo de aprendizado entre diversas oportunidades de aprofundar conhecimentos e desenvolver habilidades.

Nesse sentido, dados como estes somados ao fato de que as empresas exigem cada vez mais conhecimentos de seus colaboradores, molda a forma como o trabalhador lida com o conhecimento, e a partir disso surge o conceito de Lifelong Learning (LLL).

O lifelong learning Ć© um termo que, em traduĆ§Ć£o livre para o portuguĆŖs, significa: ā€œaprendizado ao longo da vidaā€. Ele defende que nunca Ć© cedo, ou tarde demais, para se aprender algo novo, e que o conhecimento sempre se transforma, isto Ć©, cada vez mais, adquirir e atualizar conhecimento farĆ” parte do cotidiano das pessoas.

Desta forma, o indivĆ­duo nĆ£o deve se preocupar em datar o fim do seu processo de aprendizagem e, mesmo depois de conquistar diplomas, sejam eles do ensino bĆ”sico, da faculdade ou da especializaĆ§Ć£o, ele precisa adotar uma postura aberta e consciente de que o seu processo de estudo serĆ” contĆ­nuo, devendo aprender, desaprender e reaprender alguma coisa a todo instante.

No meio corporativo, essa prƔtica fica cada vez mais alinhada ao que o mercado vem exigindo dos profissionais: que eles estejam sempre dispostos a aprender algo novo para conseguir acompanhar o ritmo intenso das transformaƧƵes e do dinamismo que o afeta.

Autoconhecimento Ć© a chave para o sucesso

Para melhor usufruir do conceito de lifelong learning, de modo que a aprendizagem contĆ­nua seja proveitosa e prazerosa, Ć© preciso descobrir como funcionamos e o que faz sentido para nĆ³s.

Isto Ć© possĆ­vel a partir do ā€œautoconhecimento profissionalā€, que vale para todas as pessoas, quem jĆ” estĆ” no mercado de trabalho, quem busca uma recolocaĆ§Ć£o e quem esteja se inserindo ou se preparando para encarar novos desafios profissionais.

Este processo nada mais Ć© do que conhecer suas potencialidades, alĆ©m de pontos fortes e de melhoria que merecem ser trabalhados. Com as percepƧƵes acerca de si mesmo, fica mais fĆ”cil encontrar competĆŖncias e habilidades que podem auxiliar na construĆ§Ć£o de uma carreira sĆ³lida e de sucesso.

Assim, o indivĆ­duo tambĆ©m comeƧa a identificar quais mĆ©todos de estudo sĆ£o mais eficientes. Trata-se de um ponto importante, uma vez que, como dissemos, o modelo de ensino tradicional nĆ£o contempla dinĆ¢micas alternativas que favoreƧam a aprendizagem de pessoas dos mais diferentes perfis, tornando a assimilaĆ§Ć£o do conhecimento algo massivo, cansativo e pouco empolgante.

Quando uma pessoa encontra o seu jeito prĆ³prio de aprender, o lifelong learning se torna uma prĆ”tica frequente, mas que muitas vezes nĆ£o entendemos como uma prĆ”tica que pode – e deve – ser utilizada em vĆ”rios outros momentos da nossa vida. Ao adotar esse conceito, passamos a entender que precisamos nos reinventar com disposiĆ§Ć£o e regularidade.

As tendĆŖncias, as novidades e a tecnologia passam a fazer parte de um plano de aperfeiƧoamento constante para quem adota o lifelong learning. PorĆ©m, o processo e o conteĆŗdo nĆ£o sĆ£o apenas tĆ©cnicos.

Quando falamos do aspecto comportamental e a capacidade de lideranƧa, por exemplo, o processo de autoconhecimento profissional volta a ser igualmente importante. Ao revisitar suas competĆŖncias, a pessoa consegue identificar mais facilmente quais pontos ela precisa desenvolver ou melhorar.

Todo esse esforƧo e comprometimento resultam no desenvolvimento de competĆŖncias que influenciam diretamente no aumento das chances de prosperar profissionalmente, alĆ©m de ter mais facilidade para acompanhar e corresponder Ć s transformaƧƵes do mundo, do mercado e da sociedade como todo.

No entanto, esse tipo de aprendizado nĆ£o deve se restringir apenas a assuntos profissionais, muito pelo contrĆ”rio, vocĆŖ deve ter independĆŖncia para aprender sobre os mais diversos temas, desde aqueles relacionados Ć  sua Ć”rea de atuaĆ§Ć£o, que vocĆŖ jĆ” conhece e quer se aprofundar, atĆ© temas completamente desconhecidos.

Seja qual for o assunto, Ć© importante ressaltar que a prĆ”tica do lifelong learning Ć© essencial para o processo de aprendizagem. Se o assunto for uma nova habilidade ou um hobby, separe um tempo para ter a experiĆŖncia prĆ”tica deste novo conhecimento. E lembre-se: todo aprendizado gera valor e pode representar um impulso em sua carreira, alĆ©m de aumentar seu currĆ­culo pessoal.

MARCELLE GERACAO 2

Marcelle Larcher

Marcelle Larcher

Marcelle Ć© Especialista em GestĆ£o Comportamental. Atua como SĆ³cia e Diretora Executiva do Grupo Larch. Graduada em Psicologia e Pedagogia, MBA em GestĆ£o Empresarial, possui EspecializaĆ§Ć£o em GestĆ£o EstratĆ©gica de Pessoas e Ć© Analista Comportamental DISC Profiler. Mentora de LĆ­deres, possui mais de 800 hs de desenvolvimento pessoal e carreira com empresĆ”rios e gestores. EmpresĆ”ria, empreendedora e gestora no setor educacional e organizacional, Marcelle tem mais de 15 anos de experiĆŖncia em EducaĆ§Ć£o Executiva, e 29 anos de mercado.

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