Com as mudanƧas no consumo, no mercado de trabalho, e nas formas de aprendizado em consequĆŖncia de medidas de seguranƧa, Ć© notĆ”vel que o digital ganhou muito mais presenƧa em todos esses meios.
A grande oferta de cursos, lives e webinars nunca havia sido tĆ£o difundida quanto neste momento. De acordo com um levantamento realizado pelo Google, a busca por cursos de especializaĆ§Ć£o Ć distĆ¢ncia teve um aumento de 130%, e segundo a FundaĆ§Ć£o GetĆŗlio Vargas (FGV), a adesĆ£o aos cursos online gratuitos aumentou 400%.
Com isso, consolidamos a ideia de que o modelo de ensino iniciado no sĆ©culo 20 – que prioriza apenas o desenvolvimento tĆ©cnico – predomina atĆ© hoje, mas definitivamente nĆ£o prepara ninguĆ©m para o mercado de trabalho e para a vida no sĆ©culo 21.
Com essas mudanƧas tambĆ©m percebemos que a escola jĆ” nĆ£o Ć© o Ćŗnico provedor de aprendizado, assim como a escolaridade Ć© apenas um tipo de aprendizado entre diversas oportunidades de aprofundar conhecimentos e desenvolver habilidades.
Nesse sentido, dados como estes somados ao fato de que as empresas exigem cada vez mais conhecimentos de seus colaboradores, molda a forma como o trabalhador lida com o conhecimento, e a partir disso surge o conceito de Lifelong Learning (LLL).
O lifelong learning Ć© um termo que, em traduĆ§Ć£o livre para o portuguĆŖs, significa: āaprendizado ao longo da vidaā. Ele defende que nunca Ć© cedo, ou tarde demais, para se aprender algo novo, e que o conhecimento sempre se transforma, isto Ć©, cada vez mais, adquirir e atualizar conhecimento farĆ” parte do cotidiano das pessoas.
Desta forma, o indivĆduo nĆ£o deve se preocupar em datar o fim do seu processo de aprendizagem e, mesmo depois de conquistar diplomas, sejam eles do ensino bĆ”sico, da faculdade ou da especializaĆ§Ć£o, ele precisa adotar uma postura aberta e consciente de que o seu processo de estudo serĆ” contĆnuo, devendo aprender, desaprender e reaprender alguma coisa a todo instante.
No meio corporativo, essa prƔtica fica cada vez mais alinhada ao que o mercado vem exigindo dos profissionais: que eles estejam sempre dispostos a aprender algo novo para conseguir acompanhar o ritmo intenso das transformaƧƵes e do dinamismo que o afeta.
Autoconhecimento Ć© a chave para o sucesso
Para melhor usufruir do conceito de lifelong learning, de modo que a aprendizagem contĆnua seja proveitosa e prazerosa, Ć© preciso descobrir como funcionamos e o que faz sentido para nĆ³s.
Isto Ć© possĆvel a partir do āautoconhecimento profissionalā, que vale para todas as pessoas, quem jĆ” estĆ” no mercado de trabalho, quem busca uma recolocaĆ§Ć£o e quem esteja se inserindo ou se preparando para encarar novos desafios profissionais.
Este processo nada mais Ć© do que conhecer suas potencialidades, alĆ©m de pontos fortes e de melhoria que merecem ser trabalhados. Com as percepƧƵes acerca de si mesmo, fica mais fĆ”cil encontrar competĆŖncias e habilidades que podem auxiliar na construĆ§Ć£o de uma carreira sĆ³lida e de sucesso.
Assim, o indivĆduo tambĆ©m comeƧa a identificar quais mĆ©todos de estudo sĆ£o mais eficientes. Trata-se de um ponto importante, uma vez que, como dissemos, o modelo de ensino tradicional nĆ£o contempla dinĆ¢micas alternativas que favoreƧam a aprendizagem de pessoas dos mais diferentes perfis, tornando a assimilaĆ§Ć£o do conhecimento algo massivo, cansativo e pouco empolgante.
Quando uma pessoa encontra o seu jeito prĆ³prio de aprender, o lifelong learning se torna uma prĆ”tica frequente, mas que muitas vezes nĆ£o entendemos como uma prĆ”tica que pode – e deve – ser utilizada em vĆ”rios outros momentos da nossa vida. Ao adotar esse conceito, passamos a entender que precisamos nos reinventar com disposiĆ§Ć£o e regularidade.
As tendĆŖncias, as novidades e a tecnologia passam a fazer parte de um plano de aperfeiƧoamento constante para quem adota o lifelong learning. PorĆ©m, o processo e o conteĆŗdo nĆ£o sĆ£o apenas tĆ©cnicos.
Quando falamos do aspecto comportamental e a capacidade de lideranƧa, por exemplo, o processo de autoconhecimento profissional volta a ser igualmente importante. Ao revisitar suas competĆŖncias, a pessoa consegue identificar mais facilmente quais pontos ela precisa desenvolver ou melhorar.
Todo esse esforƧo e comprometimento resultam no desenvolvimento de competĆŖncias que influenciam diretamente no aumento das chances de prosperar profissionalmente, alĆ©m de ter mais facilidade para acompanhar e corresponder Ć s transformaƧƵes do mundo, do mercado e da sociedade como todo.
No entanto, esse tipo de aprendizado nĆ£o deve se restringir apenas a assuntos profissionais, muito pelo contrĆ”rio, vocĆŖ deve ter independĆŖncia para aprender sobre os mais diversos temas, desde aqueles relacionados Ć sua Ć”rea de atuaĆ§Ć£o, que vocĆŖ jĆ” conhece e quer se aprofundar, atĆ© temas completamente desconhecidos.
Seja qual for o assunto, Ć© importante ressaltar que a prĆ”tica do lifelong learning Ć© essencial para o processo de aprendizagem. Se o assunto for uma nova habilidade ou um hobby, separe um tempo para ter a experiĆŖncia prĆ”tica deste novo conhecimento. E lembre-se: todo aprendizado gera valor e pode representar um impulso em sua carreira, alĆ©m de aumentar seu currĆculo pessoal.