Gestão comportamental: o segredo para equipes altamente capacitadas, motivadas e produtivas

A gestão comportamental é uma abordagem estratégica, cada dia mais adotada pelos setores de RH das organizações.

Por Marcelle Larcher

Se você acredita que manter profissionais e/ou equipes altamente capacitados, motivados e produtivos é consequência de uma boa remuneração e programas de bonificação, então você está preso à realidade de um passado que já não existe mais.

Já faz algum tempo que as organizações vêm se dando conta do que realmente é a melhor prática para atingir esse objetivo: a gestão comportamental.

Essa é uma prática cada vez mais adotada pelo setor de pessoas das empresas que já compreenderam que o comportamento é a chave para potencializar resultados individuais e coletivos. Vamos então, entender a importância e os benefícios de uma gestão comportamental assertiva?

Primeiros passos: o que é comportamento?

Vamos começar pelo básico e fundamental, entendendo a definição de comportamento:

“Procedimento de alguém face a estímulos sociais ou a sentimentos e necessidades íntimos ou uma combinação de ambos.”

Em outras palavras, é a resposta ou capacidade/potencial de um indivíduo de lidar com ações e emoções, sejam elas de natureza externa ou interna.

Entendendo gestão comportamental

Como indivíduos, nós funcionamos, pensamos e agimos de formas divergentes, portanto podemos caracterizar comportamento como algo, definitivamente, individual. Por exemplo, há aqueles que preferem trabalhar em equipe, e os que trabalham melhor sozinhos e sem interrupções, quem se sente confortável com rotinas e quem almeja por realizar atividades diferentes todos os dias. Gerir e formar times de sucesso dentro de uma atmosfera comportamental tão diversa é saber como “montar o quebra-cabeças” dos bons resultados e da satisfação profissional.

A gestão comportamental é uma abordagem estratégica, cada dia mais adotada pelos setores de RH das organizações. Estamos falando de uma eficiente ferramenta de apoio ao desenvolvimento de times de trabalho, no que diz respeito a melhora da sua produtividade e da resolução de problemas comuns nas organizações como a dificuldade na atração de talentos e alta rotatividade.

A gestão comportamental transita por todos os níveis no que diz respeito à gestão de pessoas das empresas, desde as etapas de seleção, contratação, desenvolvimento e até mesmo de desligamento.

Quando aplicada de forma assertiva é um catalisador de performance e resultados que beneficia a todos, tanto o colaborador como a empresa, bem como, quando ignorada a ausência da gestão comportamental é motivo de frustração e desmotivação para pessoas e equipes.

Resumindo, gestão comportamental é colocar a pessoa certa no lugar certo.

A gestão comportamental para as organizações

Entender a gestão comportamental é muito mais que conhecer e aplicar ferramentas como o mapeamento de perfil, é análise e interpretação também. É dessa forma que os líderes identificam pontos fortes, pontos de melhoria, avaliando competências, desenvolvimento, desempenho e o grau de adequação entre profissionais e funções. O resultado disso, uma série de benefícios:

  1. Promoção do autoconhecimento — quando submetido a ferramentas de análise de perfil comportamental, o profissional tem acesso a uma série de informações que permitem que ele se desenvolva de maneira eficaz e produtiva;
  2. Mais assertividade nos processos de recrutamento e seleção — ao definir o perfil comportamental ideal a se buscar, fica mais fácil contratar pessoas alinhadas às expectativas da empresa;
  3. Motivação dos colaboradores — através do alinhamento dos cargos, é muito mais certo de que profissionais consigam ser mais produtivos e reconhecidos em suas funções, o que contribui para a sua motivação.
  4. Melhorias da gestão de pessoas — com a análise comportamental é possível perceber as necessidades de cada perfil comportamental e realizar abordagens distintas para cada um deles;
  5. Gestão alinhada à cultura organizacional— alinhamento e engajamento deixam de ser um problema com uma gestão comportamental eficiente, pois se torna muito mais fácil alinhar e engajar os colaboradores, fortalecendo a cultura organizacional;
  6. Diminuição do turnover – a gestão comportamental também ajuda a reduzir as taxas de turnover, ou seja, ajuda a reter talentos estratégicos para o negócio, aumentando o valor do seu capital intelectual.

Análise de perfil comportamental

Não tem como falar de gestão comportamental sem falar em análise de perfil. A ferramenta, é fundamental para a prática de tudo que já falamos, é a forma de mapear o perfil de comportamento de cada colaborador, identificando suas competências sociais e socioemocionais.

Esse mapeamento, baseado na metodologia DISC, nos direciona para 4 perfis comportamentais. Vamos conhecer brevemente características de cada um deles?

Analista

Caracterizado pela qualidade e exatidão no que realizam, os analistas são pessoas que prezam pela excelência e são atentas a detalhes e que, por isso, são muito rigorosas consigo mesmas. Além disso:

  • Possuem alta qualidade em suas entregas.
  • Gostam de estudar e de aprender coisas novas.
  • Precisam entender o que estão fazendo antes de qualquer coisa.
  • São propensos a se recolherem em situações de conflito e estresse, preferem buscar mais conhecimento sobre a questão antes de colocar qualquer opinião em discussão.

Comunicador

O perfil comportamental comunicador é expansivo e tem grande facilidade em estabelecer conexões com o grupo. Além disso:

  • São pessoas  que gostam de ser o centro das atenções.
  • Podem ter certa dificuldade em receber feedbacks negativos.
  • São excelentes para cargos de mentoria e ensino.
  • Organização e o foco são pontos de maior dificuldade, o que demanda um acompanhamento de prazos mais incisivo.

Planejador

O planejador é calmo e centrado, profissionais com esse perfil preferem ambientes controlados e uma rotina sem grandes surpresas. Além disso:

  • Tudo que interfira em seus planos os deixam menos produtivos e insatisfeitos.
  • Não se dão muito bem em posições muito dinâmicas e com constantes mudanças.
  • São muito empáticos e buscam avaliar as situações de um ponto de vista mais amplo.
  • Sempre analisam as questões em diferentes ângulos de forma a encontrar a solução que gere mais benefícios e menos impactos negativos para a equipe e para o negócio.

Executor

As características mais fortes do perfil comportamental executor são força e competitividade. Além disso:

  • São pessoas mais proativas e se dão muito bem em cargos de liderança.
  • São motivados pelo desafio, estão sempre em busca de se tornarem melhores.
  • Possuem certa dificuldade em lidar com pessoas mais lentas e centradas.
  • Tendem a agir antes da hora por falta de paciência, atropelando planos e análises de outras pessoas da equipe.

Quando reunimos os comportamentos de uma pessoa e compreendemos os diferentes estímulos que a impactam, é possível entender o seu estilo comportamental através de traços como tendências e preferências para agir, pensar e sentir.

E então? Deu para perceber quão importante e rica pode ser os efeitos de uma gestão comportamental e do mapeamento de perfil para gestores, líderes, colaboradores e para as organizações?

MARCELLE GERACAO 2

Marcelle Larcher

Marcelle Larcher

Marcelle é Especialista em Gestão Comportamental. Atua como Sócia e Diretora Executiva do Grupo Larch. Graduada em Psicologia e Pedagogia, MBA em Gestão Empresarial, possui Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas e é Analista Comportamental DISC Profiler. Mentora de Líderes, possui mais de 800 hs de desenvolvimento pessoal e carreira com empresários e gestores. Empresária, empreendedora e gestora no setor educacional e organizacional, Marcelle tem mais de 15 anos de experiência em Educação Executiva, e 29 anos de mercado.

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