Vacinação para adultos ocorre em nove locais a partir desta terça
Colégio dos Jesuítas começa a aplicar doses às 13h; PJF refaz cronograma, e Praça CEU atenderá a partir da quarta-feira
A Prefeitura dá continuidade à vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira (25). Enquanto as crianças serão vacinadas no turno da manhã, os adultos podem buscar as doses durante a tarde e início da noite – das 13h às 17h. Além de sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o público passa a contar com o Colégio dos Jesuítas, no Bairro São Mateus, e a Praça CEU, em Benfica. Este posto, entretanto, começa a funcionar somente na quarta-feira (26), conforme informou a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) na tarde desta segunda. A vacinação para crianças nestes dois novos locais também vai ocorrer das 13h às 19h.
Segunda dose
Quem vai receber a segunda dose, entretanto, deve se dirigir exclusivamente ao Espaço Cidade. Nesta terça-feira, o calendário vai contemplar todas as pessoas que receberam a dose inicial de Janssen até 18 de outubro ou data anterior.
Já a aplicação da segunda dose de AstraZeneca segue a data descrita no cartão de vacina. Na terça, devem vacinar aqueles cuja data de retorno agendada no cartão indica 25 de janeiro ou data anterior. A aplicação da segunda dose da Coronavac também segue a data descrita no cartão de vacina. Quem recebeu a primeira dose da Pfizer até 5 de janeiro pode procurar um dos postos de imunização para receber a segunda dose.
Doses de reforço
As doses de reforço são destinadas às pessoas de 18 anos ou mais, que receberam a segunda há, pelo menos, quatro meses (até 25 de setembro). Os imunizantes são aplicados nas UBSs, Espaço Cidade, no Colégio Jesuítas e na Praça CEU. Os idosos que vão receber primeira, segunda dose ou vacina de reforço, além destes locais, podem ser vacinados no Departamento de Saúde do Idoso, das 8h às 11h.
Os imunossuprimidos, que receberam a segunda dose há pelo menos 28 dias, também devem receber o reforço. Este público pode ser vacinado no Espaço Cidade e nas sete UBSs.
As pessoas que vão receber a segunda dose ou a dose de reforço precisam apresentar apenas a ficha de vacinação, o cartão de vacina e um documento de identificação com foto, enquanto os imunossuprimidos, além destes documentos, devem apresentar um laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição. Não é necessária a apresentação de comprovante de residência.
7 UBSs que vacinarão contra a Covid-19:
UBS Nossa Senhora de Lourdes
UBS Nossa Senhora Aparecida
UBS Milho Branco
UBS Nossa Senhora das Graças
UBS Teixeiras
UBS Nova Era
UBS Santos Dumont
Tópicos: coronavírus / vacina