A pandemia ainda não acabou e isso é um fato. Com o surgimento de uma nova variante que tem preocupado os especialistas e a própria Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso de máscaras e o distanciamento social ainda são medidas necessárias para acabar com o novo coronavírus e virar a página.
Mesmo com todo esse cenário, as medidas sanitárias já foram flexibilizadas. Um indício disso é a presença dos torcedores nos jogos de futebol. Claro que é um número menor e restrito e que há a necessidade de ter completado o ciclo de vacinação, ou seja, ter pelo menos as duas doses tomadas para poder entrar no estádio. Com isso, mesmo que de forma mais lenta, as agências de viagens têm aproveitado para movimentar o setor com esses jogos esportivos, não somente de futebol, mas como essa é a paixão nacional, claro que ela ficaria em destaque.
O setor na pandemia
Durante esses dois anos de afastamento social por causa das medidas de segurança sanitárias, o setor de turismo brasileiro teve uma redução de cerca de 59% no faturamento e de 58% na economia criativa, segundo dados do Ministério do Turismo. É exatamente por causa desses números que esse mercado está precisando voltar a ativa e isso tem acontecido aos poucos. Por exemplo, mesmo que as pousadas e hotéis tenham que receber um número restrito de pessoas e precisem cumprir normas, é melhor do que ficarem fechados e terem mais prejuízo. Por isso contam com a ajuda das agências de viagens para fomentar o mercado.
Os esportes
Com relação aos esportes, os times, os governos, as organizações e as federações nunca entraram em um consenso absoluto, por isso, os campeonatos já voltaram há algum tempo, com o início da vacinação. Os campeonatos de basquete, futebol e vôlei, por exemplo, estão a todo vapor e é nos jogos decisivos e importantes que as agências apostam para poderem se reerguer.
Um evento muito importante e que já está se aproximando é a Copa do Mundo no Catar, em novembro de 2022. A esperança de todos é que até lá a situação esteja melhor e que o mundo já tenha voltado ao normal. Os ingressos já estão sendo vendidos e, para aqueles que têm condições, os pacotes de viagens e as passagens já estão sendo reservadas e as apostas esportivas estão a todo vapor.
A paixão nacional
Muito mais do que apenas um time de futebol, o brasileiro se sente parte de um grupo e o considera como o time do coração. Muitas das vezes, essa paixão é passada de pai para filho e todos da família costumam comemorar, o que já virou tradição do brasileiro. Mesmo com as diferenças entre os times e as divergências sobre como os jogos acontecem, quando se trata de seleção, todos se juntam para assistir e vibrar pelo seu País em busca da vitória.