Ouça agora

Papo de gandula


Por WALLACE MATTOS

10/09/2013 às 07h00

Não cabe mais

Caros e caras, o que aconteceu no último sábado em Juiz de Fora tem que dividir em dois momentos o futebol brasileiro. Não se pode mais engolir com soquete goela abaixo o que se tentou fazer no Estádio Municipal, não cabe mais. Nem vou me preocupar em descrever aqui o que houve, pois nem mesmo os marcianos agora estão alheios ao que se passou no jogo Tupi x Aparecidense-GO.

Já sofri, já me desesperei e já me debati. No rescaldo do caco que sobrou de mim, apenas uma posição é aceitável: não esmorecer na busca pela justiça. Em minha opinião, o que deveria ser feito é o seguinte: punição com perda de pontos (três ou seis) e suspensão de dois anos para a Aparecidense. Ninguém pode ser ingênuo de pensar que o perpetrador do ato vexaminoso do último sábado agiu por impulso como ele mesmo alega, pois as fantásticas fotos do nosso Léo Costa mostram que o dito massagista já estava de vigia da baliza antes mesmo da primeira finalização, premeditando seu ato e tenho minhas dúvidas se não tinha ordens de fazê-lo. Além disso, banimento dessa figura deplorável e classificação do Tupi.

Agora, o que acho que vai acontecer: só a punição ao ingênuo massagista e nada para o clube goiano ou a marcação de um novo confronto. Espero estar errado e que, pelo menos uma vez, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) me surpreenda, o que, nesses meus 13 anos de jornalismo esportivo, nunca aconteceu.

Como explicou o ex-árbitro Leonardo Gaciba – e olha que nem sou muito fã dele comentando – em seu blog (http://sportv.globo.com/platb/blog-do-gaciba/), não se poderia validar o gol, já que nenhum integrante do trio de arbitragem viu a bola entrando – de onde eu estava no Municipal, tive a impressão nítida de ter entrado, mas essa não é questão. E a equipe da Aparecidense sabia que o gol do Tupi seria legal originalmente. Portanto, tinha a OBRIGAÇÃO MORAL E ÉTICA de não participar da bola ao chão, deixando o Carijó colocar o 3 a 2 no placar. Pena que MORAL E ÉTICA são apenas palavras sem muito sentido para a maioria das pessoas hoje, e graças a Deus é uma OBRIGAÇÃO a mim confiada por meus pais.

Voltando ao início desse nosso Papo, além do sofrimento causado, esse episódio deveria servir para que a Justiça Desportiva acabe de vez com atos como esse em um esporte extremamente profissionalizado nos dias de hoje. Não há mais espaço para isso no país da Copa do Mundo e das Olimpíadas, seja lá o que isso queira dizer. Caso contrário, a pena maior não será para o Tupi e sim para o futebol. Se continuarmos a ter punições brandas, todos os times vão treinar duas pessoas (massagistas, gandulas, seguranças, entre outros) para se postarem ao lado de ambas as traves de seu time para evitar que ele leve gols, sabendo que o máximo que acontece é a punição de quem invadir o gramado ou, no máximo, uma nova partida a ser disputada.