Ouça agora

Um Leão protegendo o G4


Por Renato Salles

21/03/2012 às 06h00

3839127453

Em momentos opostos no Campeonato Mineiro, Tupi e Villa Nova entram em campo hoje à noite, às 20h30, no Estádio Municipal, em busca de um objetivo comum. Em partida adiada da quinta rodada, as duas equipes se enfrentam de olho em um lugar na zona de classificação para as semifinais do Estadual. Vindo de uma sequência de três vitórias consecutivas, o Galo Carijó soma 9 pontos ganhos e ocupa a quinta colocação no certame. O retrospecto recente dá ao time local o direito de, até mesmo, empatar a partida de logo mais para chegar ao G4. Por outro lado, o Leão do Bonfim vem de três derrotas e, com 7 pontos, é o nono colocado. Para figurar no grupo que avança à próxima fase, só um triunfo interessa aos visitantes, fator que é visto pelos donos da casa como uma dificuldade extra.

"Eles vêm de três derrotas, mas possuem um grupo muito qualificado e experiente. A partida será realizada em um campo grande, que dá espaços para as duas equipes jogarem. Temos que estar atentos durante os 90 minutos para evitar uma surpresa. O momento é de analisar e respeitar o adversário. Vamos em busca da vitória. Se tivermos o mesmo ritmo dos últimos jogos, acredito que poderemos alcançar um bom resultado", avalia o técnico carijó, Moacir Júnior.

E a busca pela manutenção do desempenho das partidas recentes deve refletir na escalação. Com a ausência do zagueiro Wesley Ladeira, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, a tendência é de que Moacir repita a formação com três defensores que venceu o América-TO por 3 a 1, fora de casa, no último sábado. Assim, Willian ganharia a primeira oportunidade de começar jogando, ao lado de Sílvio e Fabrício Soares, mantido entre os titulares após a vitória sobre o Dragão e que terá a oportunidade de enfrentar seu ex-clube.

"Se for mesmo mantido na equipe, espero uma partida muito difícil", disse Fabrício. "Para nós, a vitória é essencial. Principalmente por ser um adversário direto na briga por uma vaga no G4, nada mais justo que respeitá-los, independente de virem de três derrotas. Apesar das dificuldades que teremos em campo, vamos entrar para fazer um bom jogo e buscar mais uma vitória."

"Reforços"

Apesar da ausência de Ladeira, o técnico Moacir Júnior contará com o retorno de três atletas que não enfrentaram o América-TO. O lateral-direito Flávio e os volantes Léo Salino e Jailton retornam após cumprir suspensão por três amarelos. Porém, a presença do trio entre os titulares na partida de logo mais é incerta, já que Moacir prestigiou a formação que bateu o Dragão, com Paulinho e George na contenção das jogadas adversárias e Henrique na ala direita.

Outra dúvida é o aproveitamento do meia Michel Cury, que, recuperando de lesão no músculo adutor da coxa direita, foi observado entre os reservas no coletivo da última segunda-feira, no Municipal. No final de semana, Ulisses foi o responsável pela armação carijó.

Retrospecto

De acordo com o site oficial do Villa Nova, a equipe de Nova Lima já enfrentou o Tupi em 79 oportunidades. O retrospecto é equilibrado. São 25 vitórias do Leão do Bonfim, 24 do Carijó e 30 empates. Hoje, o time de Juiz de Fora tem a chance de igualar o histórico do duelo e, de quebra, alcançar uma vaga no G4 do Campeonato Mineiro.