Substituir o leite materno por fórmulas lácteas artificiais causa efeitos adversos na saúde cardiovascular das crianças.

Por Jeanne Carvalho

A amamentação nos primeiros dias de vida está associada à redução da pressão arterial. Essa é a conclusão de um estudo recente, desenvolvido pelo Canadian Healthy Infant Longitudinal Development e publicado no Journal of the American Heart Association. O estudo alerta para os efeitos adversos da substituição do leite materno por fórmulas lácteas artificiais para a saúde cardiovascular em idade adulta, no entanto, a quantidade de amamentação necessária para atingir esse benefício é desconhecida.

Foram analisadas 2.382 crianças com dados completos sobre alimentação e pressão arterial no inicio da vida.

Este estudo foi composto por 3 grupos e foram avaliados os valores de tensão arterial aos 3 anos de idade, em cada um dos grupos.

– Crianças amamentadas apenas durante o período de internamento hospitalar pós-parto

– Crianças amamentadas ao longo dos 2 anos de vida

– Crianças não amamentadas

Verificou-se que no grupo de crianças não amamentadas, os valores de tensão arterial eram superiores aos aferidos em crianças amamentadas, independentemente do período de duração da amamentação.

flavia gava 45kNGlDkaA unsplash

Estes resultados reforçam a importância do apoio precoce para promover a amamentação, evitando a introdução de fórmulas lácteas artificiais, as quais estão associadas a valores mais elevados de tensão arterial aos 3 anos de idade, com potenciais implicações na saúde cardiovascular da criança.

Você está grávida e quer se preparar para a amamentação? Faça uma consultoria em amamentação e fique por dentro de tudo para ter uma amamentação de sucesso. Nossa clínica Neonascer oferece consultoria personalizada para tirar todas as suas dúvidas, seja na gravidez ou após o parto o parto. Agenda agora pelo telefone 32 3321 6967 ou acesse nosso site www.neonascer.com.br

A leitura do artigo completo está disponível aqui: https://www.ahajournals.org/doi/full/10.1161/JAHA.120.019067

 

 

 

Jeanne Carvalho

Jeanne Carvalho

Fisioterapeuta, acupunturista. Saúde da mulher e assistência humanizada ao nascimento. Cuidados do pré-natal ao pós-parto. Siga meu instagram.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também