Chuva deixa moradores ilhados no Granjas Triunfo
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia indicam que a média histórica de chuvas para outubro foi superada nos primeiros onze dias do mês
Do dia 1º de outubro até esta segunda-feira (11) choveu o equivalente a 169 milímetros, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Esse acumulado supera a média história prevista para o mês todo em 28%, já que eram esperados cerca de 132 milímetros de precipitação para o mês. Somente ao longo desta segunda, foram 58 milímetros de chuva contabilizados até as 18h. Com esse volume de precipitação, foram registradas ocorrências em diversos pontos da cidade.
Os moradores da Rua Nadir Pereira Rabelo no Bairro Granjas Triunfo, Zona Nordeste, ficaram ilhados, já que a via não conta com sistema de escoamento para a água pluvial. “Toda vez que chove, alaga. Só conseguimos passar se for de carro, a pé, não tem condições. Qualquer chuva é o suficiente para formar uma lagoa na rua”, conta o morador Álvaro Henrique da Silva.
Ele conta que há três ruas que ficam acima, de onde desce a água que fica empossada, chegando a ficar com mais de 20 centímetros de profundidade. “É preciso fazer obra. Se não resolver, nós não temos nem como sair de casa, porque não dá para passar. Um idoso, se passar mal, não tem como ser atendido. Se o carro parar lá, não tem jeito.”
De acordo com a Defesa Civil, não foi aberta ocorrência para esse caso, no entanto, funcionários do órgão orientaram a população. O ponto de alagamento fica no início da via, que é fechada, não tem outra saída. Ainda de acordo com a Defesa Civil, os moradores não correm riscos e, caso precisem de apoio para sair do local, devem acionar o Corpo de Bombeiros.
Defesa Civil
A Defesa Civil atendeu a um total de nove ocorrências em toda a cidade, entre o sábado e esta segunda-feira. De acordo com o órgão, somente nesta segunda, foram registrados: infiltração em parede no Bairro Jóquei Clube I; escorregamento de talude no Cascatinha; infiltração em laje no Bairro Vila Olavo Costa; ameaça de escorregamento de talude nos bairros Santa Luzia e Vila Alpina e trinca em muro de divisa no Alto dos Passos.
No domingo, foi notificada uma ameaça de escorregamento de talude no Bairro Francisco Bernardino. No sábado, a Defesa Civil atendeu uma ameaça de desabamento de muro de divisa no Bairro Parque Guarani e uma trinca em parede no Bairro Vila Alpina.
Instabilidade permanece
O tempo encoberto com chuva permanece ao longo da semana, em virtude da atuação de áreas de instabilidade atmosférica, segundo o 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia. As temperaturas não devem sofrer mudanças significativas nesta terça-feira, permanecendo entre 13 e 23 graus, e devem sofrer ligeira alteração na quarta.