Ouça agora

Morre Vanda Arantes, professora do departamento de História da UFJF

Óbito ocorreu em função de uma infecção generalizada; docente, que se aposentou em 2016, estava internada há quatro meses


Por Tribuna

24/07/2021 às 16h18

Morreu, neste sábado (24), aos 74 anos, a professora aposentada da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Vanda Arantes. O óbito ocorreu em função de uma infecção generalizada. Vanda estava internada há quatro meses em decorrência de quadro reumatológico com o agravante de anemia.

A docente ingressou na UFJF em 1978 como professora colaboradora, passou à função de professora assistente entre 1979 e 1993, e ainda atuou como professora associada da instituição entre 2010 e 2016, quando se aposentou. Ela atuou no departamento de História e no Instituto de Ciências Exatas da instituição.

vanda arantes reproducao
Vanda atuou no departamento de História e no Instituto de Ciências Exatas da UFJF, conforme amigos (Foto: Reprodução YouTube)

À Tribuna, a professora aposentada da UFJF e amiga próxima de Vanda Arantes, Ilma de Castro Barros e Salgado, lembrou da amizade de mais de 40 anos com a pesquisadora. “A Vanda era aquele ser humano presente para tudo. É uma perda muito grande para a comunidade acadêmica da UFJF. Deixa um vazio”, lamentou Ilma, destacando os trabalhos da pesquisadora no estudo da obra do médico e escritor juiz-forano Pedro Nava.

Atuação

Pelas redes sociais, o Departamento de História e o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UFJF lamentaram o falecimento da professora, afirmando que “mesmo aposentada, (ela) continuava ativa, lecionando em cursos esporádicos, participando de seminários e eventos diversos, sempre marcando seus alunos, amigos e todos com quem convivia com sua elegância, personalidade e sensibilidade”.

O Centro Acadêmico de História da UFJF, entidade que representa os alunos do departamento, também lembrou que a professora “ainda mantinha atividades para construir um ensino público de forma democrática e com a qualidade que norteava sua exemplar atuação”. A entidade estudantil também afirma que “é nosso dever prestar homenagem ao seu empenho em formar diversas gerações de historiadores no nosso departamento”.

Política

No Twitter, a prefeita Margarida Salomão (PT) manifestou pesar pelo falecimento da professora, afirmando tratar-se de “uma figura inestimável para a história da cidade e da Universidade”. Margarida também afirmou que “Vanda deve ser lembrada como um pilar da esquerda e da fundação do PT em Juiz de Fora”.