PJF libera funcionamento de restaurantes até meia-noite no sábado
Nesta sexta-feira, estabelecimentos podem operar até 22h; medida excepcional visa ao Dia dos Namorados
Um ajuste temporário nos protocolos do “Juiz de Fora pela Vida”, programa da Prefeitura que regula o combate à pandemia no município, vai permitir o funcionamento dos restaurantes nesta sexta-feira (11) até 22h e, no sábado, até meia-noite. A medida excepcional atende à demanda de sindicatos que representam a categoria e solicitaram a medida visando a celebração do Dia dos Namorados.
Pelo atual protocolo da faixa vermelha do “Juiz de Fora pela Vida”, os restaurantes teriam o horário restrito a até 20h. Com a data comemorativa, o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Juiz de Fora (SHRBSJF) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Zona da Mata (Abrasel-ZM) entraram com solicitação junto à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic) para buscar a ampliação do horário. O pedido original era para o funcionamento até meia-noite nos dois dias, atendido parcialmente pela Sedic.
LEIA MAIS
Para que a operação dos restaurantes ocorra, o protocolo do município define o espaçamento de uma pessoa a cada quatro metros quadrados. O regramento proíbe o self-service e permite o consumo de bebidas alcoólicas, mas exclusivamente nas mesas ou balcão.
A medida não atinge os bares, uma vez que o funcionamento destes estabelecimentos, na faixa vermelha, está condicionado ao delivery. A retomada dos bares está prevista apenas na onda amarela, que é a próxima prevista no “Juiz de Fora pela Vida”. Em contato com a reportagem, o coordenador executivo do SHRBSJF, Rogério Barros, afirmou estar satisfeito com a decisão da PJF. “(Liberar o) bar é pedir para mudar a faixa. Os números (da pandemia) ainda estão altos, mas estamos na luta”, afirma.