Santa Casa de JF: Compromisso com Ă©tica e transparĂȘncia
PUBLIEDITORIAL
Seja no tratamento de dados, no seguimento das condutas ou na comunicação com os usuårios, a Santa Casa oferece serviços que garantem maior confiança e segurança aos usuårios
A Santa Casa de JF Ă© constantemente destacada por seus serviços e tratamentos inovadores e humanizados, alĂ©m de ser formada por uma equipe de profissionais competentes e renomados. Mas, por trĂĄs disso tudo – e um dos fatores que geram uma sĂ©rie de elogios Ă instituição -, existe a polĂtica de transparĂȘncia. Por meio dela e graças aos serviços que foram implementados, nota-se maior segurança e confiança dos usuĂĄrios quanto a gestĂŁo, utilização de dados e açÔes. A Santa Casa de JF mantĂ©m canais, sites e regulamentos acessĂveis que garantem um dos fundamentos mais importantes: a Ă©tica.
Todos os membros, diretoria, corpo clĂnico, setor administrativo e demais funcionĂĄrios tĂȘm como princĂpio o seguimento da Ă©tica e da transparĂȘncia. Essas condutas e regras Ă©ticas que regem o corpo de profissionais da instituição, inclusive, ficam disponĂveis no site da Santa Casa, de maneira acessĂvel, para esclarecimento da comunidade.
Portal de Integridade
Um dos serviços que mostram a preocupação da Santa Casa de JF com a transparĂȘncia Ă© a utilização do mĂ©todo de Compliance. Esse termo significa agir de acordo com regras estabelecidas internamente. O que garante isso Ă© o Sistema de GestĂŁo de Integridade, que assegura o comprometimento de toda a instituição no cumprimento das leis, normas internas e boas prĂĄticas de governança. SĂŁo trĂȘs linhas bem definidas de atuação: prevenir, em que as regras sĂŁo definidas; detectar, em que elas sĂŁo estruturadas; e responder, em que as penalidades sĂŁo executadas.
No Portal da Integridade, ficam disponĂveis a todos o cĂłdigo de conduta, o acompanhamento de denĂșncia e o Canal de Integridade. Ă por meio do Canal de Integridade que a Santa Casa recebe relatos de ação e atitudes antiĂ©ticas, como fraude, corrupção, conflitos de interesse, assĂ©dio sexual ou moral, discriminação e violação a Direitos Humanos, infraçÔes legais normativas e morais, dentre outros. Para garantir a preservação dos envolvidos e a transparĂȘncia do processo, a plataforma foi elaborada de maneira exclusiva e Ă© mantida por funcionĂĄrios especializados e terceirizados – evitando, inclusive, conflito de interesse.
Para baixar o cĂłdigo de Ă©tica e conduta ou o manual do usuĂĄrio e acessar o portal de integridade, acesse: santacasajf.org.br/integridade/
“Adotar um programa de conformidade Ă© fator fundamental para organizaçÔes de saĂșde brasileiras garantirem transparĂȘncia nas relaçÔes e segurança ao paciente. Na saĂșde, ouvimos falar sobre fraudes em Ărteses, PrĂłteses e Materiais Especiais (OPMEs) e atĂ© de relaçÔes nebulosas entre alguns profissionais e a cadeia produtiva. O compliance se torna peça chave para a gestĂŁo estratĂ©gica de organizaçÔes que querem, acima de tudo, demonstrar essa transparĂȘncia nas relaçÔes, tarefa que nĂŁo Ă© nada fĂĄcil, mas precisa ser encarada com dedicação”
Dr. Renato Loures
Presidente da Santa Casa de MisericĂłrdia de Juiz de Fora
Ouvidoria: comunicação ågil e direta
Apesar de constantemente serem confundidos, Canal de Integridade e Ouvidoria são coisas diferentes. Enquanto o primeiro é exclusivo para açÔes que fogem do regulamento, a ouvidoria é um canal que, além de tudo, foi pensado para agilizar o contato entre os usuårios e a empresa, de maneira direta e, claro, humanizada.
A ouvidoria serve para o encaminhamento de crĂticas, elogios e sugestĂ”es referentes aos serviços oferecidos pela Santa Casa de JF. Isso pode ser feito por e-mail, telefone, pelo site ou presencial. Todas as demandas sĂŁo encaminhadas para as partes competentes, que analisam e, quando necessĂĄrio, resolvem as pendĂȘncias.
Instalada hĂĄ quase 10 anos na instituição, a ouvidoria jĂĄ registrou cerca de 1740 atendimentos, tanto de convĂȘnio quanto do SUS. Esse nĂșmero demonstra, tambĂ©m, a transparĂȘncia da Santa Casa quanto a esses canais, constantemente divulgados, que, alĂ©m de tudo, ajudam a inovar e melhor atender.
Para saber mais sobre a ouvidoria, acesse: santacasajf.org.br/ouvidoria
TransparĂȘncia e segurança nos dados pessoais
Sancionada em 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – Lei 13.709/2018 – determina a forma como os dados pessoais devem ser protegidos nos processos de coleta, registro, armazenamento, uso, compartilhamento, enriquecimento e eliminação. A Santa Casa de JF disponibiliza o Aviso de Privacidade em seu site, em que deixa claro, de forma transparente e objetiva, como os dados sĂŁo tratados pela instituição.
Integrando tecnologia, processos e pessoas, a Santa Casa possui o Programa de Governança em Privacidade, que zela por boas pråticas de privacidade, com a finalidade de fortalecer a cultura de proteção de dados pessoais. Além disso, a própria equipe é direcionada e preparada para lidar com eles, sempre de maneira clara e transparente.
O sistema da Santa Casa de JF Ă© constantemente monitorado para haver o melhor tratamento dos dados, sem vazamentos, com a melhor tecnologia e de maneira rigorosa quanto aos princĂpios estabelecidos na PolĂtica de Privacidade e Proteção de Dados. Todos eles serĂŁo usados somente pela SCMJF e dentro dos limites mĂnimos e necessĂĄrios.
Tratar os dados pessoais e sobretudo protegĂȘ-los Ă© necessĂĄrio para que a instituição consiga oferecer os serviços adequados, que atendam cada necessidade dos usuĂĄrios e, com isso, fazer com que a experiĂȘncia seja agradĂĄvel e satisfatĂłria, mas, principalmente, segura.
Para contactar o gestor de dados da Santa Casa de JF, acesse: santacasajf.org.br/lgpd/
Leia também: Santa Casa JF: cuidado e pioneirismo em 167 anos
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