PJF quer vacinar todas as pessoas com comorbidade até a próxima semana
Município pretende aplicar doses em todo o grupo prioritário acima de 18 anos até sexta-feira

Veja mais da Tribuna no Google
Adicione a Tribuna de Minas como fonte preferencial para ver mais do nosso conteúdo na Pesquisa Google.
Adicionar Tribuna de MinasA Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou, nesta quinta-feira (20), o novo calendário de vacinação para os grupos prioritários. De acordo com a Administração, Juiz de Fora irá vacinar todas as pessoas com comorbidades e deficiências permanentes até o final da próxima semana. O novo calendário irá abranger todas as pessoas maiores de 18 anos que se enquadram nos requisitos prioritários para a vacinação. Atualmente, a cidade já imunizou 34% das pessoas elegíveis para a vacina.
O novo calendário começa na próxima segunda-feira (24) e irá contemplar quem tem 36, 37, 38 e 39 anos. Na terça-feira (25), poderão ser vacinadas pessoas com 32, 33, 34 e 35 anos. Quarta-feira (26), pessoas com 28, 29, 30 e 31 anos poderão tomar a vacina. Na quinta-feira (27), a vacinação será para quem possui 24, 25, 26 e 27. E por fim, na sexta-feira (28), pessoas com idades de 18, 19, 20, 21, 22 e 23 anos. Os locais de vacinação ainda serão definidos e divulgados pela PJF.
Conforme a Secretaria de Saúde, quem não puder comparecer nos dias definidos para suas idades, deverá aguardar e se vacinar apenas no sábado (29).
Comorbidades que são priorizadas na vacinação
As comorbidades consideradas prioritárias para a vacinação contra a Covid-19 são: diabetes; doenças do coração; doenças pulmonares; hipertensão arterial; câncer; insuficiência renal; imunossuprimidos; obesidade grau 3, com Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 40; cerebrovasculares; transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; cirrose hepática e anemia falciforme.
Todas as comorbidades podem ser analisadas no Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. A lista de comorbidades atendidas neste momento no município podem ser conferidas no site da PJF.
Comprovação
Para comprovar a comorbidade, é preciso levar ao posto de atendimento um atestado médico, ou declaração que comprove a condição. Também serão aceitos receita de um medicamento de uso contínuo para tratamento ou outro documento que identifique o acompanhamento da comorbidade. É importante que os documentos tenham sido emitidos há, no máximo, 12 meses.
Já no caso de pessoas com deficiência permanente, é necessário laudo médico dos últimos 12 meses. Além disso, é preciso apresentar originais e cópias, de documento de identidade (RG), CPF – nos casos em que o número não conste no RG – e comprovante de residência.
Confira o novo calendário de vacinação, com locais a serem definidos
Segunda-feira (24)
Vacinação de pessoas com comorbidade e deficiência permanente com 36, 37, 38 e 39 anos.
Terça-feira (25)
Vacinação de pessoas com comorbidade e deficiência permanente com 32, 33, 34 e 35 anos.
Quarta-feira (26)
Vacinação de pessoas com comorbidade e deficiência permanente com 28, 29, 30 e 31 anos.
Quinta-feira (27)
Vacinação de pessoas com comorbidade e deficiência permanente com 24, 25, 26 e 27 anos.
Sexta-feira (28)
Vacinação de pessoas com comorbidade e deficiência permanente com 18, 19, 20, 21, 22 e 23 anos.
Sábado (29)
Vacinação para pessoas que não puderam comparecer no dia marcado.
Tópicos: coronavírus / vacina









