Primeiro Plano realizará ‘Edição Histórica’ em junho
Evento exibirá produções das edições anteriores, e também realizará Laboratório de Curtas e Concurso de Argumentos
O Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades realiza este ano sua vigésima edição, que deve acontecer no final do segundo semestre, mas a organização do festival já tem outras atividades agendadas para breve. Uma delas é o Primeiro Plano – Edição Histórica, que acontece entre os dias 22 e 27 de junho no formato on-line, com curtas e longas que integraram a programação das 19 edições anteriores. O evento, que é realizado por meio da Lei Aldir Blanc de Minas Gerais, também terá o Laboratório de Curtas Luzes da Cidade 2021 e o Concurso de Argumentos Luzes da Cidade 2021, com inscrições abertas até 14 de maio no site do festival.
Integrante do Luzes da Cidade, grupo de cinéfilos responsável pela organização do Primeiro Plano, Marília Lima detalhou como será essa edição especial. De acordo com ela, a programação deve ter cerca de 60 produções, entre longas e curtas, que deverão ser exibidos no site do festival, a exemplo do ano passado, mas não foi descartada ainda a exibição em alguma outra plataforma on-line. A seleção das produções, adianta, não se resumirá aos vencedores das edições de cada ano.
“Selecionaremos pelo menos dois filmes de cada ano exibidos nas mostras Mercocidades e Regional, e usamos como critério escolher produções que representassem o olhar dos responsáveis pela curadoria naquele momento, e que também refletisse alguma coisa do cinema que estava sendo produzido no Brasil na época”, explica. “Vamos pegar filmes que foram premiados, mas entre eles certamente haverá aqueles que na época passaram despercebidos pelo público, mas que acreditamos que merecem ser lembrados. Nosso desejo é que a seleção represente a história do Primeiro Plano e o contexto em que foi construída essa história”, acrescenta.
Eventos com premiação
Além da exibição de filmes, o Primeiro Plano – Edição Histórica terá outras atividades para quem trabalha com cinema. Uma delas é o Laboratório de Curtas Luzes da Cidade 2021, que acontece entre 23 e 27 de junho de forma on-line. Exclusivo para moradores da Zona da Mata, serão selecionados 12 projetos entre os inscritos para participarem do Laboratório, que tem por objetivo compartilhar experiências e promover experimentações práticas e teóricas sobre construção do projeto de pré-produção de um curta, com os participantes tendo a oportunidade de debater roteiros e buscar conhecimento com profissionais de destaque do mercado brasileiro de audiovisual.
Ao final do Laboratório, um dos projetos receberá como prêmio um total de R$ 9 mil para desenvolver seu projeto, que será exibido futuramente no Primeiro Plano. “Por conta do prazo e dos problemas com a pandemia, não será obrigatório finalizar o curta para a edição deste ano. A pessoa tem que fazer o filme para a edição de 2022, mas isso também pode ser acordado, porque ano passado já não pudemos exibir o vencedor do Incentivo Primeiro Plano de 2019 por causa da pandemia”, diz Marília.
O Concurso de Argumentos Luzes da Cidade 2021 também acontecerá no formato on-line. Aberto para moradores de qualquer cidade de Minas Gerais, ele vai selecionar um projeto de longa para receber uma consultoria especializada on-line. Para quem morar na Zona da Mata, a pessoa poderá se inscrever em apenas uma das atividades.
“A ideia é promover a produção local e de Minas Gerais, em especial nessa questão de roteiro, e também incentivar a produção de longas com a apresentação de argumentos, pois é algo que temos pouco na cidade”, diz Marília, que comentou ainda sobre os planos para a realização no final do ano da vigésima edição do Festival Primeiro Plano.
“O ‘Plano A’ é fazer on-line novamente, e, dependendo dos caminhos que forem sendo tomados, temos a alternativa de fazer presencial. Mas a ideia inicial é fazer com o mesmo formato do ano passado, que deu certo. Claro que seria lindo se pudéssemos fazer o evento presencial para comemorar 20 edições, mas de qualquer forma teremos um ótimo evento on-line.”
LEIA MAIS: Conheça os vencedores do Festival Primeiro Plano 2020
Tópicos: cinema