Curso de Administração noturno tem o maior índice de concorrência no Pism 2021
São 40 candidatos por vaga no Grupo B, que é destinado à estudantes oriundos de escolas públicas
Com apenas uma vaga oferecida ao Grupo B, formado por estudantes de escolas públicas, que não se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas, e têm renda inferior ou igual a 1,5 salário mínimo, Administração noturno foi o curso que teve a maior disputa, com 40 candidatos por vaga, na edição de 2021 do Pism, para o Campus Juiz de Fora. A relação de candidatos por vaga foi publicada pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), nessa terça-feira (9).
Ainda em Juiz de Fora, outros cursos que tiveram maior concentração de candidatos por vaga também estão no Grupo B. Com duas vagas destinadas a esse grupo, há 33 candidatos por vaga para Psicologia. No mesmo curso, porém no Grupo E, composto por alunos de escolas públicas, independente da renda e da autodeclaração, a concorrência é de 26,5 candidatos por vaga. Educação física tem o terceiro maior índice geral de concorrência, com 32 candidatos por vaga, com duas oportunidades disponíveis. Em seguida, Enfermagem, que teve também, no Grupo B, 29 candidatos. No Grupo E, o Curso de Fisioterapia se destacou com a maior disputa, com 30 candidatos por vaga.
Nos demais grupos, outros cursos estiveram entre os mais procurados. No Grupo A, que abrange os candidatos que se declaram negros, pardos ou indígenas e a renda per capita é igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, o curso mais concorrido é o de Fisioterapia, com 21 candidatos por vaga. No Grupo C, de ampla concorrência, que não depende da faixa de renda ou do tipo de instituição na qual o estudante completou o ensino médio, o curso mais procurado foi o de Ciências da Computação, com 17,75 candidatos por vaga.
No Grupo D, de candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública de ensino e que se declaram pretos, pardos e indígenas, independente da renda, o curso mais procurado foi Psicologia, com 10,67 candidatos por vaga. No Grupo D1, composto por candidatos com deficiência que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública e que se declarem pretos, pardos ou indígenas, independentemente de renda, só ocorreram duas inscrições, para os cursos de História e de Arquitetura e Urbanismo.
No Grupo E1, de candidatos com deficiência que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública, independentemente de renda ou autodeclaração, há apenas dois inscritos, ambos para uma vaga para o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas.
As provas do Módulo III do Pism 2021 serão aplicadas nos dias 27 e 28 de fevereiro, e os candidatos podem conferir o cartão definitivo de inscrição, que contém o local de prova, no site da Copese.
Governador Valadares
No Campus Governador Valadares, o Curso de Medicina tem a maior quantidade de candidatos por vaga, um índice que chega a 19,25 no Grupo E. No mesmo curso, o segundo maior índice, de 16,75, está no Grupo B. No C, de ampla concorrência, ainda em Medicina, 12,75 candidatos disputam cada vaga. Além da Medicina, o Curso de Odontologia registrou o índice de 11,25 candidatos por vaga no Grupo E e de 10,5, no Grupo B.