Ascensão do baixo clero

Por Leandro Mazzini

A eleição de Arthur Lira (PP-AL) consolida a ascensão do baixo clero que, nos últimos anos, passou a ocupar altos cargos nos três poderes em Brasília. Assim como Lira, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) integrou o grupo de parlamentares – sem influência nas decisões do Congresso – durante os 28 anos que atuou como deputado. Rodrigo Maia (DEM-RJ) também era deputado de fundo de plenário e, após o impeachment de Dilma Rousseff, ascendeu à presidência da Câmara apoiado pelo então ministro Moreira Franco e o ex-presidente Michel Temer. Sem esse cenário, Maia não teria ocupado o cargo por quatro anos e sete meses.

Projeção

O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) é outro político que saiu do grupo sem expressão nacional e alcançou projeção ao ser eleito, em 2019, presidente do Senado. Foi o principal articulador do seu sucessor, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Cadeira

No Judiciário, o atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes Marques, era um desconhecido até ser indicado pelo presidente Bolsonaro. Chegou à cadeira da Suprema Corte apoiado pelo Centrão, de Arthur Lira e Ciro Nogueira (PP-PI).

Escudeiro

Arthur Lira quer fortalecer o grupo do qual emergiu. O novo presidente da Câmara tem repetido que é preciso garantir a todos os parlamentares acesso a verbas orçamentárias iguais, sem distinção entre “alto clero” ou “baixo clero”.

Lealdade

O novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), terá o primeiro teste de lealdade ao Planalto nos próximos dias. Recém-empossado, o democrata poderá aprovar ou rejeitar o pedido de CPI para apurar as ações e omissões do Governo federal no enfrentamento do Covid-19.

Assinaturas

Pacheco foi eleito, com folga de votos, apoiado por Bolsonaro e ministros. Antes da eleição, o senador manifestou, nos bastidores, ser contra a instalação de CPIs. As assinaturas para a instalação da comissão no Senado foram coletadas pelos partidos Rede e PSB.

Mesa

A bancada do PT amargou dupla derrota na disputa pelos cargos da Mesa Diretora da Câmara. Além do revés de Baleia Rossi (MDB-SP), candidato que apoiou, o partido havia indicado o deputado João Daniel (PT-PE) para a segunda-secretaria. Mas Marilia Arraes (PT-PE) lançou candidatura avulsa e foi eleita para o cargo.

Eleitorado

Os estados do Brasil com maior eleitorado – São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul – não têm representantes na nova Mesa Diretora da Câmara.

Pressa

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso será instalada amanhã e terá 30 dias para aprovar o relatório do projeto de lei do Congresso Nacional (PLN 28/2020) que fixa as despesas da União para 2021. Sem orçamento, como registramos aqui, poderá faltar recursos para o pagamento de despesas de ministérios e órgãos a partir de abril.

Mineração

O faturamento do setor mineral no Brasil registrou, no ano passado, crescimento de 36% em relação a 2019, alcançando a cifra de R$ 209 bilhões, segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), entidade que reúne as maiores mineradoras que atuam no país. Pará e Minas Gerais foram os principais responsáveis pelo desempenho.

Óbitos

Sete em cada dez médicos apontam tendência de alta de óbitos provocados pelo Covid-19. É o que mostra pesquisa da Associação Médica Brasileira (AMB). Para 96% dos dos entrevistados, notícias falsas – como recomendação de medicamentos sem comprovação científica – têm efeito “devastador”.

Balcony

Um dos ícones gastronômicos de Brasília e reduto de ministros do Judiciário e de políticos, o Balcony Bar encerrou suas atividades por causa da crise provocada pela pandemia do Covid-19.

ESPLANADEIRA

# Nimbi, empresa de tecnologia, abre 24 vagas para unidade matriz, em São Paulo, no bairro da Vila Olímpia, e também para trabalho remoto. # Maristar, loja virtual de serviços de aluguel, abre espaço físico em Botafogo (RJ) , dia 9. # Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com AES Brasil e Instituto Romã, estão com inscrições abertas para curso “Somos Mata Atlântica”, até dia 5. #

A seção Esplanadeira divulga informações de cultura, esporte, mercado, ações sociais e outras, sem qualquer contrapartida de anúncios ou financeira. Envio de sugestões para [email protected] <mailto:[email protected]>

Leandro Mazzini

Leandro Mazzini

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também