Pastel de berinjela: Conheça a opção saudável e nutritiva
A proprietária do Pastel da Tatá, Tais Domingues, ensina como fazer receita com berinjela, ingrediente muito presente no cardápio vegetariano
Naturais de Juiz de Fora, os irmãos Tais Domingues e Nelson Costa herdaram de sua mãe, Dona Sônia, o gosto pela cozinha. E compartilham, desde pequenos, o fascínio pelos pratos da mãe – sempre perfumados e temperados. Já do pai português, ambos acreditam ter puxado a paixão pelo comércio no ramo da alimentação. Seu Nelson foi garçom, sócio de restaurante, teve padaria e mais tarde, pastelaria.
Formada em administração de empresas, Tais Domingues sempre sonhou ter seu próprio estabelecimento. Mas, com a rotina corrida, via cada vez mais distante esse desejo. Depois de 17 anos em uma empresa e mais alguns anos em uma distribuidora, Tais foi fazendo escola no ramo da alimentação e, aos poucos, obtendo coragem para prosseguir com seu sonho. Acabou compartilhando a ideia com seu esposo e, para sua surpresa, o apoio veio na mesma hora. “Precisava tomar a decisão e, de novo, sabia que a rotina da casa e da família iria mudar, até que resolvi contar a ideia para meu marido. Apenas falei que estava pensando em pedir demissão e abrir meu próprio negócio. Rapidamente ele me falou ‘Pastelaria da Tatá’, como se já soubesse esse tempo todo”, relembra Domingues.
Nelson, por outro lado, estava com um mercado e hortifruti em um espaço improvisado, e preparava frango e outras carnes para assar aos domingos. Segundo Tais, por cinco anos, ele acordava na madrugada para preparar em sua casa maionese, salpicão, farofa e feijão tropeiro. Assim, foi conquistando seus clientes, que se tornaram amigos e hoje compram no Pastel da Tatá.
Irmãos e sócios
Após se juntarem, os irmãos encontraram um lugar perfeito no Bairro Vitorino Braga para iniciar os trabalhos. O Pastel da Tatá (no Instagram, @pasteldatata) foi inaugurado em novembro de 2019, com delivery e almoços ao domingo. “A inauguração ocorreu três meses antes da pandemia, quem poderia imaginar? Fase inicial do investimento e a loja parcialmente fechada, com clientes em home office e escolas próximas sem alunos. Tivemos que nos adaptar com retirada no balcão e serviço de entrega pelo IFood, que tem sido a opção para seguir neste momento. Não está sendo fácil, mas reestruturamos nossa rotina com empregados, o Nelson vendeu o hortifruti e atravessou a rua de vez”, conta a empresária.
Costa adequou uma receita da massa de pastel utilizada pelo pai e é o responsável pelas receitas dos recheios de frango, das coxinhas, empadas e cigarretes. “Achamos engraçado quando vários clientes citam que o recheio de frango do pastel faz lembrar o recheio da avó”, destaca. Já a cozinheira ficou responsável por preparar os outros recheios.
Opções veganas
Tais um dia recebeu um pedido inusitado e, desde então, se tornou um dos nichos do estabelecimento. “Uma cliente, que é vegana, uma vez nos solicitou um pastel sem recheio. Ao entender o motivo, fomos para a cozinha e preparamos, naquele momento, um recheio de palmito ao sugo para atender a essa cliente, que surgiu como uma luz em nosso caminho”, conta. “Ela divulgou no Instagram dela e, a partir daí, criamos um novo público.” Hoje, o Pastel da Tatá prepara várias opções veganas à base de tofu, berinjela, palmito e vários outros sabores. “Estamos sendo muito procurados por pessoas que têm restrições alimentares e, de alguma forma, sempre damos um jeitinho para ver o cliente sair feliz com um pastelzinho saboroso e quentinho”, ressalta.
Para os leitores da Tribuna, Tais decidiu ensinar a receita do recheio de berinjela, que tem sido um dos mais pedidos na loja e que pode ser utilizado sozinho ou como complemento. “Além do pastel, esse recheio fica maravilhoso nas miniempadas ou para acompanhar pães e torradas”, finaliza. O Pastel da Tatá fica na Rua Vitorino Braga 469, no Bairro Vitorino Braga.
Recheio de Berinjela
Por Taís Domingues
Ingredientes
2 berinjelas médias cortadas em cubos pequenos
2 cenouras em cubos pequenos
3 tomates em cubos pequenos
1 cebola grande em cubos pequenos
1 xícara (chá) de milho verde
1 xícara (chá) de azeitonas
1 colher (sopa) de alho
1 colher (sopa) de orégano
1 xícara (chá) de azeite
Sal, pimenta calabresa a gosto
Modo de fazer
Em um tabuleiro grande, misture todos os ingredientes. Cubra o tabuleiro com papel alumínio e leve ao forno a 220°C por aproximadamente 60 minutos. Retire o papel alumínio e misture.
Leia também: Chilli: Saiba como preparar o prato mexicano