Moções de pesar

Por Renato Salles

Os vereadores André Luiz (Republicanos) e Maurício Delgado (DEM) apresentaram duas moções de pesar na Câmara, em homenagem à morte do ex-deputado federal Bonifácio Andrada. Ele faleceu na noite desta terça-feira (5), aos 90 anos, em Belo Horizonte. O falecimento aconteceu por complicações da Covid-19. Bonifácio estava internado desde o dia 16 de dezembro e foi deputado federal por 40 anos até 2018. Ele é pai do deputado federal Lafayette Andrada (Republicanos), eleito com domicílio eleitoral em Juiz de Fora nas eleições de 2018. Entre 2001 e 2004, Lafayette foi vereador na cidade e colega de legislatura do atual presidente do Poder Legislativo juiz-forano, o vereador Juraci Scheffer (PT). O petista prestou condolências ao político.

Polêmica
A Prefeitura de Juiz de Fora publicou nesta quarta-feira (6) a sanção da legislação municipal que nomeia uma rua da cidade com o nome de Marisa Letícia da Silva, esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma vez mais, o assunto rendeu discussões polêmicas nas redes sociais. A nomeação, todavia, não parte de iniciativa da prefeita e é originária de projeto de lei de autoria do ex-vereador Wanderson Castelar (PT). A homenagem foi validada pela maioria do plenário da Câmara em dezembro. Na ocasião, recebeu voto contrário de André Mariano (PSC) e Carlos Alberto Mello (Casal, PTB). A rua em questão fica no Loteamento Caiçaras, no Bairro São Pedro. Marisa Letícia faleceu no dia 3 de fevereiro de 2017, mesmo ano em que a proposição de Castelar iniciou tramitação.

Segundo escalão
Anunciada como futura secretária de Tecnologia da Informação e Processos Administrativos, Lígia Inhan já integra o Governo da prefeita Margarida Salomão (PT). Em outro cargo, no entanto. Isso porque a criação da pasta para qual foi indicada ainda depende de aprovação por parte da Câmara Municipal. O texto aponta uma ampla reorganização da estrutura administrativa da PJF. Até lá, Lígia foi nomeada para a Subsecretaria de Dinâmica Administrativa, da Secretaria de Administração e Recursos Humanos. Ela é doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ e mestre em Gestão pela UTAD (Portugal).

Líder do PT
Vereadora em seu primeiro mandato, a professora Cida Oliveira (PT) foi oficializada como líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara Municipal de Juiz de Fora. A função foi validada após a leitura em plenário de carta enviada pelo diretório municipal do PT, endereçada ao Poder Legislativo. Assim, Cida ficará com a liderança da maior bancada da Casa. O PT tem ainda outros dois vereadores: a também estreante Laiz Perrut (PT) e o novo presidente do Parlamento, Juraci Scheffer (PT).

Renato Salles

Renato Salles

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também