Rabanada assada para fazer na ceia de Natal
A nutricionista Patrícia Martins ensina como se manter saudável nesta época do ano
Para quem faz dieta durante o ano, essa época de festas regadas a comidas tradicionais é sempre um caos. Muitas pessoas ficam ansiosas por saírem da rotina com as comidas gordurosas e o uso pouco moderado de bebidas alcoólicas. Mas, é possível se manter saudável sem criar paranoias em relação à alimentação.
Existem várias opções de produtos e alimentos que, juntos, podem mudar os pratos e te ajudar a continuar equilibrado. A famosa rabanada, por exemplo, pode ser consumida assada, ao invés de frita, e outros alimentos podem ser preparados com mais qualidade.
Segundo a nutricionista Patrícia Martins de Carvalho Cunha (no Instagram, @nutri.patriciacarvalho), é muito importante não se privar de comer nenhum alimento. “O segredo é o equilíbrio, nós podemos comer de tudo, mas não de forma exagerada. Durante o dia é importante mantermos nossa rotina de treinos e alimentação e não ficarmos longos períodos em jejum para ‘descontar’ tudo na ceia. Hoje também temos diversas formas de fazer preparações mais leves e com ingredientes saudáveis”, explica.
De acordo com o “Guia alimentar para a população brasileira”, quatro recomendações são muito importantes para manter a alimentação saudável: fazer dos alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação; utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias; limitar o uso de alimentos processados, consumindo-os em pequenas quantidades; e evitar os alimentos ultraprocessados.
“É necessário fazer boas escolhas de ingredientes no preparo das receitas, evitar o consumo de embutidos e industrializados. Pode comer de tudo, mas de forma moderada e sem exageros”, afirma Patrícia. “Hoje, temos muitas opções mais leves, com ingredientes mais saudáveis das receitas clássicas de Natal, que ficam tão saborosas quanto as que não são preparadas de forma saudável.”
Aproveite a criatividade
Ser criativo aos montar os pratos é mais uma dica da nutricionista, afinal, assim você inova no preparativo das receitas sem perder a identidade original da comida. “Utilizar temperos naturais na preparação dos pratos é mais uma opção para se manter saudável, afinal, tempero bom é feito em casa. Outra dica para a entrada é começar a ceia comendo primeiro a salada, alguma fruta ou castanhas. Essas opções já irão dar uma saciedade e ajudam a não exagerar na hora de comer os outros pratos. Você pode também escolher uma carne mais magra para ceia, como o peru”, indica.
A receita escolhida para os leitores da Tribuna foi a famosa rabanada, que é tradicional na ceia de Natal de muitas famílias. Porém, a nutricionista Patrícia Carvalho ‘repaginou’ o alimento que, dessa vez, é feito no forno, ao invés do óleo.
Rabanada assada
Por Patrícia Martins de Carvalho Cunha
Ingredientes
1 pão integral do tipo baguete
½ xícara de chá de leite de coco
1 colher (sopa) de açúcar demerara
1 ovo
Para polvilhar
½ colher (sopa) de açúcar demerara
½ colher (sopa) de canela em pó
½ colher (sopa) de coco ralado
Para untar a forma
1 colher de café de óleo de coco
Modo de preparo
Em um recipiente, misture o leite de coco e uma colher de sopa de açúcar demerara. Em outro recipiente, adicione o ovo e misture com um garfo ou fouet. Corte em fatias a baguete integral, pegue as fatias e passe-as no leite de coco com açúcar preparados anteriormente e depois no ovo. Logo após, unte a forma com o óleo de coco, espalhe as fatias de baguete integral pela forma e leve ao forno médio por aproximadamente 30 minutos, deixando dourar durante 15 minutos cada lado da fatia. Em outro recipiente, misture a canela, o açúcar demerara e o coco ralado e polvilhe sobre a rabanada.
Leia também: Aprenda com a chef Raquel Novais a receita de frango assado na laranja para o Natal