Solidão no Poder

Por Leandro Mazzini

O ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça Sérgio Moro não é candidato a nada, sabe quem o conhece de perto. É só especulação. O máximo que poderá surgir no cenário em 2022, se convencido, é disputar o Senado pelo Paraná. Está fora de questão ser candidato ao Palácio do Planalto. Não se descarta ser vice numa chapa presidencial. Mas seu perfil afasta aliados da maioria dos partidos _ enrolados na operação Lava Jato, que tocou muito bem vestido com a toga. No mais, por isso tudo, é o anti-candidato.

Tem assunto

O que se fala na praça é que Moro, novo palestrante vip do mercado, não cobrará menos de R$ 200 mil para aparecer numa conferência – presencial ou on-line.

Hein?

O PRTB de Santarém (PA) pediu ao TSE imediata auditoria nos sistemas de votação e totalização de votos. Com comissão mista de especialistas do Tribunal e políticos.

Orbitando

A deputada estadual Tia Ju (Republicanos) foi sondada para assumir a Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania. Ela é secretária de Assistência Social e Direitos Humanos do prefeito Crivella, no Rio

Ao povo…

Fazer negócio com o Governo no Brasil é uma maravilha. A concessionária Gemni (a empresa comprou o negócio da espanhola que vencera a licitação anos atrás) deixou todo o Amapá sem luz por três semanas, não conseguiu restabelecer, e foi salva pela equipe e equipamentos da estatal Eletronorte. Mesmo assim a União vai manter o repasse direto de R$ 78 milhões mensais – que mantém há meses – para investimentos da empresa na distribuição de energia do Estado.

Davi & Maia

Continua a insistência, no tapetão judicial – um ministro do STF está simpático à ideia – de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre na tentativa de reeleição para as presidências da Câmara dos Deputados e Senado, respectivamente. A consulta paira nas mesas da Corte.

Lembrete

Articulando no Congresso, ACM, Sarney, Renan Calheiros tentaram, em vão, reeleição para comando do Senado. Maia e Alcolumbre, figuras forjadas nas canetas de Moreira Franco (Governo Temer) e Onyx Lorenzoni (Governo Bolsonaro) não caíram na real.

Reforço

Roberto Jefferson vai reforçando as fileiras com vistas a 2022. O advogado ‘terror do PT’, Paulo Fernando Mello, deixou o Patriota pelo PTB do Distrito Federal. E entrou direto para a Executiva Nacional.

Neoaliado

Depois de esconder do seu guia eleitoral as principais lideranças do PSB em Pernambuco – o governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Julio, da capital – o candidato João Campos pediu socorro ao senador Jarbas Vasconcelos (MDB), que atestou sua capacidade como deputado federal levando recursos para o Estado.

Desencontros

Enquanto prefeituras de cidades praianas do Estado querem a festa de Réveillon, mesmo com a pandemia do Covid-19 em alta, o governador Rui Costa, da Bahia, determinou a proibição das aglomerações na virada do ano. Alega a alta na ocupação de leitos.

Mas…

… para um exemplo, em Salvador havia 692 leitos de UTIs e o número caiu para 372 leitos. Com a desativação de 320 leitos, fica evidente que haveria aumento do percentual de ocupação dos mesmos.

Por telefone

Levantamento da PhoneTrack, startup especializada em Inteligência Artificial aplicada à voz, mostra que as ligações telefônicas voltaram à rotina do consumidor, com o WhatsApp na moda. Em 2016, 41% dos consumidores preferiam utilizar o telefone para entrar em contato com uma empresa. Em 2020, o número saltou para 60%.

ESPLANADEIRA
# Marcio Ramos é o novo presidente do Instituto de Formação de Líderes de São Paulo, substituindo Cesare Iacovone. # A coordenadora-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Caroline Martins, é convidada do SINOG para simpósio online sobre democratização da saúde bucal. # Geraldo Tadeu Monteiro e Ricardo Ismael lançam o livro “Brasil e as eleições nacionais 2018”, pela Gramma Editora. # Advogada Mariana Cardoso Magalhães lança, em dezembro, o livro “O que seus defensores não dizem”.
A seção Esplanadeira divulga informações de cultura, esporte, mercado, ações sociais e outras, sem qualquer contrapartida de anúncios ou financeira. Envio de sugestões para [email protected]

Leandro Mazzini

Leandro Mazzini

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também