A música transforma

Por Cesar Romero

1 Isabela LadeiraFala Quem Sabe

A música transforma

Músico é aquele que toca um ou mais instrumentos ou “apenas” canta (a voz é seu instrumento pessoal e particular). É aquele capaz de executar uma melodia, os acordes de cada canção, cantar uma mensagem poética preenchendo o ambiente com as mais diversas emoções…
O verbo “tocar” em português tem dois significados: encostar em algo ou tirar som de um instrumento. Já em inglês (‘to play’) e francês (‘jouer’) significa, além de tocar uma música ou instrumento, jogar (um jogo ou esporte), brincar.

Um bom músico, além de “tocar” deve também “se deixar tocar” – pela música em si, pelo que o tema transmite, pelas sensações, para conseguir “tocar” o público, para encantá-lo e enlevá-lo…. Um bom músico deixa seu coração e mente falarem através das suas mãos, do seu instrumento, da sua voz… uma espécie de magia essencial capaz de arrancar sorrisos e lágrimas da sua audiência. E “trocar” energia com este público é a melhor das “brincadeiras”.

Hoje é o dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos. Diz a lenda que ela era uma jovem italiana de família nobre que se dedicou à religião e à conversão de todos os que a tentavam dissuadir deste compromisso, tendo morrido por esta causa. Talvez seu amor a Jesus, a quem cantava louvores e considerava seu esposo, simbolize também a paixão do músico por sua musa Música – sempre inspiradora, desafiadora, instigante, lúdica!

Sou muito, muito grata à vida pela oportunidade de me expressar através desta arte…
Mais ainda por me permitir “tocar” – junto aos meus parceiros Rosana Britto (desde 1991) e Gutti Mendes (desde 2003) – um projeto musical, Lúdica Música! – que em 2021 completa 30 anos!

Um privilégio que usufruo e compartilho com todos aqueles que se deixam “tocar” pelo nosso som.
Viva a Música, viva o Músico, viva a Lúdica Música!

(Isabella Ladeira é cantora e percussionista do Lúdica Música e leitora convidada)

 

Cesar Romero

Cesar Romero

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também