Reta final tem expectativa por debate na CBN JF e nova pesquisa Ibope

Novo levantamento sobre intenções de voto deve ser divulgado nesta terça; cenário aponta necessidade de segundo turno


Por Renato Salles

08/11/2020 às 07h00

Em uma semana, no próximo domingo, dia 15 de novembro, 410.339 eleitores estarão aptos a comparecer às urnas em Juiz de Fora para escolher o futuro prefeito que irá comandar a cidade pelos próximos quatro anos. Também serão definidos os nomes dos 19 vereadores que integrarão a Legislatura 2021/2024. Após 42 dias de campanha, o cenário eleitoral permanece em aberto e todos os prognósticos dão sinais de que será necessária a realização de um segundo turno para definir a disputa pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

Assim, a semana que antecede a realização do pleito, marcado por uma campanha atípica por conta dos reforços contra a pandemia do coronavírus, tem agendas importantes. A primeira delas incide já na próxima terça-feira (10). Para a data, está prevista a divulgação de uma nova pesquisa Ibope, segundo consta em registro feito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Contratada pela TV Integração, este será o segundo levantamento feito pelo instituto durante o atual processo eleitoral e irá ouvir 525 eleitores juiz-foranos sobre suas preferências entre os onze candidatos colocados na disputa. Já a corrida pelas 19 cadeiras da Câmara tem 584 concorrentes, sendo que 16 dos 19 atuais parlamentares municipais tentam a reeleição.

As opções do eleitorado para a Prefeitura são o pastor Aloízio Penido (PTC); o engenheiro Eduardo Lucas (DC); o servidor público federal Fernando Elioterio (PCdoB); a delegada licenciada da Polícia Civil Ione Barbosa (Republicanos); a professora Lorene Figueiredo (PSOL); o general da reserva Marco Felício; o advogado Marcos Ribeiro (Rede); a deputada federal Margarida Salomão (PT); a deputada estadual Sheila Oliveira (PSL); a professora Victória Mello (PSTU); e o empresário Wilson Rezato (PSB).

Expectativas
Na última pesquisa Ibope, a única publicada desde o início da campanha, em 14 de outubro, Wilson apareceu numericamente à frente, com 29% das intenções de voto. Como o estudo tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, o empresário estava tecnicamente empatado com Margarida na dianteira do recorte. A petista computou 25 pontos percentuais. Sheila figurou em posição intermediária, com 12% das intenções de voto.

Embolados, surgiram, na sequência, Ione, que teve a preferência de 3% do eleitorado; Felício, com 2%; Aloízio, Eduardo Lucas e Elioterio, com 1% cada. Victória e Lorene não chegaram a 1%. Marcos Ribeiro não foi citado na entrevista, que também foi contratada pela TV Integração. Assim, o novo levantamento do Ibope será publicado quase quatro semanas após o primeiro e há grandes expectativas com relação à confirmação dos números ou sobre movimentações das intenções de voto.

Ponto alto
Aliás, o ponto alto da semana será o debate organizado pelo Grupo Solar de Comunicação, por meio das redações da Tribuna e Rádio CBN Juiz de Fora, em parceria com a UniAcademia. O encontro acontece na quinta-feira (12), às 9h, e reunirá os onze candidatos à Prefeitura.

Campanha no rádio e TV se encerra na quinta-feira

Para a última semana de campanha, o calendário eleitoral prevê algumas regras específicas, que dizem respeito tanto aos eleitores quanto a candidatos e campanhas. A partir desta terça-feira, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido. As regras eleitorais vigentes trazem algumas exceções, como as situações de flagrante delito; em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável; ou por desrespeito a salvo-conduto.

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao primeiro turno se encerra na quinta-feira, que também será o último dia para campanha mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa. A quinta também será a data limite para a realização de debate no rádio e na televisão, quando será realizado o encontro entre os candidatos promovido pelo Grupo Solar de Comunicação e pela UniAcademia.

Já a sexta-feira será o último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral e a reprodução, na internet, de jornal impresso com propaganda eleitoral relativa ao primeiro turno. Por fim, o sábado marcará o fim da campanha de rua do primeiro turno e será a data final para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre 8h e 22h, horário em que também deverá ser encerrada a distribuição de material gráfico e a realização de ações como caminhada, carreata ou passeata, acompanhadas ou não por carro de som.

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