Plasc: Compromisso com a qualidade no atendimento e nos serviços
PUBLIEDITORIAL
Plano de saúde da Santa Casa investe em treinamentos e capacitações de seus colaboradores e corpo clínico, para oferecer serviços de qualidade e atendimento humanizado
O processo de verticalização do Plasc (Plano de Saúde da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora), idealizado e desenvolvido pelo Dr. Gilberto Quinet, diretor na última década, trouxe importantes avanços para a sua operação não só na cidade como na região. O maior deles é o assistencial, com melhorias frequentes em sua estrutura física e em seus serviços próprios, o grande diferencial do plano. Mas por trás de tudo isso, existem pessoas que, para o Plasc, são fundamentais para que os clientes possam usufruir de um atendimento humanizado e de qualidade. Por isso, o plano tem investido em treinamentos e ações para que seus beneficiários se sintam acolhidos e seguros.
“O Plasc é uma instituição preocupada com a qualificação do seu trabalhador, por isso está sempre atento a atividades que possam complementar sua formação profissional. Mesmo com a pandemia, que nos impediu de realizar atividades presenciais, buscamos oportunizar capacitações on-line, como cursos, treinamentos e webinars. O objetivo é padronizar o atendimento, para que ele se torne uma unidade e seja o mesmo em todas as nossas portas. Essa qualificação constante da equipe também contribui para alcançarmos nossas metas e resultados”, explica o gerente administrativo do Plasc, Sérgio Dantas.
Em 2019, por exemplo, o Plasc promoveu o seu primeiro encontro de vendas, reunindo as equipes de consultores para elaborar metas e estudar mais sobre estratégias de vendas. O evento reuniu palestrantes e trouxe dinâmicas e ações motivacionais. “Foi um momento muito engrandecedor, pois tivemos a oportunidade de estreitar a nossa comunicação, adequando e equalizando a equipe para atuar em todas as nossas frentes: lojas, clínicas e laboratórios”, destaca Sérgio. Todos os treinamentos realizados pelo Plasc contam com a parceria do NES, Núcleo de Educação e Serviço da Santa Casa, vinculado ao Departamento de Recursos Humanos (DH) do hospital.
Atualização de técnicas em benefício do paciente
Os profissionais da saúde precisam, constantemente, atualizar suas técnicas para melhor atender e cuidar dos seus pacientes. Além da área médica, que frequentemente está envolvida em encontros, seminários e simpósios – muitos, inclusive, promovidos pela própria Santa Casa -, o Plasc oportuniza aos seus psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e nutricionistas, que atuam na assistência multidisciplinar, cursos e atualizações em suas áreas.
“A área assistencial traz muitas inovações e abordagens, por isso é uma preocupação nossa manter nossos profissionais em sintonia com as evoluções e tecnologias. É possível trabalhar desta forma pois temos maior controle sobre os nossos serviços por serem próprios e terem uma estrutura adequada e de qualidade, o que facilita e agiliza a gestão e a adequação frente às demandas do mercado”, afirma Sérgio.
Futuramente, o Plasc quer unificar todos os seus serviços, como a Clínica da Saúde e o programa Vida Saudável, além dos serviços administrativos, em um único espaço: um prédio de oito andares que será construído ao lado da Santa Casa. “É um planejamento para os próximos anos, para que o cliente encontre tudo em um só lugar”.
Rumo à acreditação da ANS
Em seus 36 anos de história, o Plasc vem apresentando crescimento significativo dentro do setor de saúde suplementar tanto em Juiz de Fora quanto nas outras quatro cidades da região em que está presente – Rio Pomba, Santos Dumont, Lima Duarte e São João Nepomuceno. Em 2019, conquistou sua maior nota no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que é medido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), desde 2012. A atual nota do Plasc é 0,9186. A meta agora é, além de superar esta nota, obter o certificado de acreditação da ANS.
Neste ano, o plano realizou contratações de analistas nas áreas de qualidade e finanças. Ambas tiveram acesso a cursos relacionados às normas técnicas para melhor definirem os setores dentro da regulação. Este trabalho também contribui para a acreditação, pois debruça sobre as garantias de compliance e qualidade dentro da ANS.
“Contratamos uma empresa de consultoria, a IAG, para iniciar o processo de acreditação junto à ANS, realizando o diagnóstico dos quesitos que o Plasc já possui e quais eles precisa ter. É a mesma organização responsável pelo trabalho na Santa Casa de Juiz de Fora para a acreditação da ONA Excelência. O próprio hospital já possui selos importantes, o que demonstra a seriedade e o propósito do Plasc. Sabemos que é um caminho longo, com duração de 20 meses. Por isso, nossa meta é obter esta acreditação em 2021”, diz Sérgio.
Endereço: Avenida Rio Branco, 3545, Passos
Telefone: 3257-9050
Site: www.plasc.org.br
Facebook: /planoplasc
Instagram: @planoplasc