Podemos e PTB reforçam apoio a Sheila Oliveira
Júlio Obama Jr. foi, oficialmente, indicado como candidato a vice-prefeito de Sheila, mas nome do vereador deve ser aprovado pelo PSL somente nesta sexta
Depois do Solidariedade e do Patriota, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Podemos confirmaram, nesta quinta-feira (3), em convenções partidárias, o apoio à pré-candidatura da deputada estadual Sheila Oliveira (PSL) à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Apesar de formalizado apenas às vésperas da convenção do Partido Social Liberal (PSL), o apoio majoritário do PTB e do Podemos à Sheila já estava acordado há algum tempo. O Podemos, inclusive, indicou ao PSL o nome do vereador Júlio Obama Jr., que abriu mão da candidatura à reeleição no Legislativo, como candidato a vice-prefeito da deputada estadual na chapa, posto para o qual ele era especulado ao menos desde abril. A confirmação da entrada de Sheila na corrida pela PJF, bem como a escolha de Obama Jr. como vice, deve acontecer já nesta sexta-feira (4) em convenção do PSL.
LEIA MAIS: PSL já discute nomes para vice na chapa de Sheila
Presidente do diretório municipal do Podemos, Júlio Obama Jr. confirma à Tribuna a indicação para o posto de vice-prefeito, mas pondera que a decisão caberá aos afiliados do próprio PSL. “O PSL vai lançar uma coligação majoritária, então também tem conversado com outros partidos, o que não nos exime de indicar o nosso vice em uma possível chapa majoritária. Não posso dizer que eu serei o vice, porque, hoje (quinta-feira), aconteceu a convenção do Podemos. Quem vai definir isso é o PSL. Há outros partidos que podem querer a indicação a vice-prefeito”, reforça. “Acredito que a predileção pelo meu nome tem mais a ver por eu ter mandato (na Câmara), por ser o presidente do partido e por ter ficado no partido para participar da reconstrução após a fusão entre o Podemos e o PHS, que aconteceu em 2018.” Obama, inclusive, estará presente na convenção do PSL, nesta sexta, às 19h30. Sheila e o deputado federal Charlles Evangelista (PSL), por sua vez, estiveram presentes na convenção do Podemos.
Atualmente, Obama Jr. é o único representante do Podemos na Câmara Municipal de Juiz de Fora, e, diante da renúncia do vereador à tentativa de reeleição, a sigla lançará 29 candidaturas ao Palácio Barbosa Lima para a próxima legislatura. “Construí a chapa em cima do discurso que fiz há mais ou menos um ano de que não seria candidato a vereador em hipótese alguma. Com o crescimento do Podemos em 2018, teríamos que ousar um pouco mais, apresentando uma alternativa para a Prefeitura. Como não conseguimos construir internamente o lançamento de um candidato prefeito, passamos a estudar a possibilidade de lançar um candidato a vice em qualquer chapa majoritária que defendesse os valores de gestão que defendemos.”
Quando se elegeu para o Legislativo em 2016, Júlio Obama Jr. era filiado ao Partido Humanista da Solidariedade (PHS). Entretanto, em 2019, a incorporação do partido pelo Podemos foi aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) depois de não atingir a cláusula de barreira no pleito de 2018. Desde o ano passado, Obama então preside o diretório municipal do Podemos.
Roberto Jefferson avaliza apoio do PTB à Sheila
Adiantado pelo Painel em 17 de agosto, o apoio do PTB à chapa majoritária do PSL foi avalizado pelo presidente da Executiva Nacional, Roberto Jefferson. O ex-deputado federal, inclusive, participaria da convenção realizada nesta quinta-feira, mas, de acordo com o presidente do diretório municipal do PTB, Luiz Cláudio Gamonal, a incompatibilidade de agenda impossibilitou a vinda de Roberto Jefferson a Juiz de Fora. A legenda chegou a ser presidida no município pelo irmão do deputado cassado em 2005, Ricardo Francisco Monteiro de Castro.
Conforme Gamonal, a proximidade entre Roberto Jefferson e o PSL influenciou a escolha em apoiar a deputada Sheila Oliveira na corrida pela PJF. “O PTB e o Roberto Jefferson são apoiadores do presidente Jair Bolsonaro e sabemos que, dentro do PSL, há deputados que ainda caminham junto com o Bolsonaro mesmo após a sua saída do partido em 2019. Além disso, o PTB é, hoje, uma sigla de centro-direita, uma direita mais moderada, que se identifica com a ideologia do PSL.”
Além disso, Gamonal acrescenta que, diante das relações estreitas de Sheila com o próprio Governo federal e, ainda, com o Governo estadual, Juiz de Fora pode vir a ter maior facilidade em conseguir recursos. “Achamos que alguém que tenha a ligação com o Governo federal pode ser um facilitador no sentido das articulações, do acesso aos recursos. Toda ajuda é bem-vinda. Vai precisar trazer recursos para uma reconstrução. Centenas de pessoas estão desempregadas e centenas de empresas, fechadas.” Charlles Evangelista e Sheila Oliveira também compareceram na convenção do PTB, que antecedeu o encontro do Podemos no plenário da Câmara Municipal.
A exemplo do Podemos, o PTB lançará 29 candidaturas para a Câmara, dentre eles o vereador Carlos Alberto Mello (Mello Casal, PTB), o único representante da sigla na atual legislatura. Além disso, representarão o partido no pleito o ex-presidente da Câmara Carlos César Bonifácio, à época eleito pelo Republicanos, e o ex-vereador Antônio Carlos (Tico Tico). Ambos compuseram a legislatura 2009-2012.