Saiba como escolher a colheitadeira ideal para sua lavoura
PUBLIEDITORIAL
Há diversas máquinas que otimizam o tempo de produção e garantem uma safra com mais qualidade
O momento de comprar colheitadeiras pode ser desafiador. São várias dúvidas que surgem e que podem complicar na hora de escolher a máquina ideal. Pensando nisso, separamos algumas informações sobre esses equipamentos que devem tornar seu trabalho um pouco mais fácil.
Quando falamos de maquinários agrícolas, precisamos entender que a agricultura é uma atividade que surgiu há séculos, e, desde então, sempre passou por inúmeras transformações e passar por melhorias. Com a chegada da tecnologia a maneira de lidar com o trabalho no campo também mudou. Hoje, existem diversas máquinas que otimizam o tempo de produção e garantem uma safra com mais qualidade. É o caso das colheitadeiras.
Sendo destaque na exportação agrícola mundial, o Brasil também é referência na exportação desse tipo de máquina, o que reforça a importância delas para o bom desempenho do setor. Ou seja, se você, produtor rural, está pensando em investir em seu próprio empreendimento e deseja um equipamento que forneça um impacto considerável no trabalho no campo, não deve abrir mão de usar uma colheitadeira.
Uma possibilidade para quem deseja usar os serviço dessa máquina, mas está sem verba para realizar o investimento, é o aluguel. Uma outra opção é fechar negócio em uma máquina usada, pagando um preço menor em relação a uma nova. Você consegue encontrar vários modelos e marcas nessas duas alternativas, como uma colheitadeira New Holland, por exemplo, que oferece qualidade e tradição.
Aliás, hoje em dia estão disponíveis no mercado nacional variados tipos de colheitadeiras, também conhecidas como colhedoras ou colhedeiras. A venda de colheitadeira John Deere, Massey Ferguson, New Holland, Case-IH, Valtra e Jacto fazem parte das mais principais buscas desse setor no Brasil, considerando o que existe de mais avançado em tecnologia aplicada à agricultura.
Separamos três pontos para observar antes de comprar sua colheitadeira.
Adequação à lavoura
Antes mesmo de colocar a mão no bolso, entenda exatamente qual é o contexto da sua lavoura. Ou seja, considere o tamanho e relevo do terreno, o tipo de solo, quais grãos são produzidos e sua capacidade produtiva. Com essas informações, aumentam as chances de não errar na escolha.
Geralmente, os modelos são divididos entre:
- Colheitadeiras automotrizes — que realizam toda a operação da colheita;
- Colheitadeiras de arrasto — possuem motor auxiliar ou são tracionadas com o auxílio de um trator agrícola;
- Colheitadeiras montadas — precisam sempre de um trator agrícola para funcionar.
Painel e as condições de uso
Comprar máquinas agrícolas é muito semelhante à compra de um carro: é preciso verificar muito bem todos os detalhes envolvidos, principalmente quanto à sua procedência.
Atenção aos detalhes. Um indicativo das condições de uso gerais do equipamento é o painel de controle. Pelo próprio. No entanto essa etapa serve apenas para ter uma noção do estado do maquinário. Por tanto, sempre que houver a possibilidade, ligue o motor e verifique se emite mais barulho que o normal ou se faz algum ruído estranho.
Funcionalidades adicionais
Nada melhor do que investir em um aparelho que, além de desempenhar o seu papel, oferece funcionalidades extras. Sendo assim, não esqueça de checar com o vendedor quais são os diferenciais do equipamento. E, uma vez adquirida, lembre-se de fazer corretamente a manutenção de sua colheitadeira, já que é uma forma de aumentar a vida útil dela.