
Plá Leitor
Responsável por registrar eventos sociais, Wólmer Monteiro é o convidado do “Plá do leitor” sobre o impacto da pandemia no setor fotográfico.
Na espera do próximo ‘clic’
“Tanto riso, oh! Quanta alegria… A velha e consagrada marchinha de carnaval, uma das muitas inspirações do imortal Zé Keti bem que poderia ser a trilha sonora do meu último arquivo de fotos. Ainda era carnaval e máscaras coloridas cobriam os rostos de muitos foliões. E nem o mais pessimista deles poderia imaginar que, dentro de poucos dias, estaria trocando aquele adereço por outro nada alegre, pelo contrário, triste e incômodo.
A folia acabou e levou com ela as festas, as comemorações, os congressos, as cerimônias de casamento, ingredientes indispensáveis à vida do ser humano e, em particular, do profissional de fotografia. Uma situação inesperada e nada agradável para quem vive da arte de fotografar, no meu caso, há 34 anos.
Sem muitas opções e tomado pelo imediatismo das contas a pagar, troquei minha inseparável Nikon pelo volante de um Uber, atividade igualmente honrosa, mas que não me dá o mesmo prazer e realização. Uma ou outra foto que ainda tiro tem a finalidade jornalística de documentar um tempo em que o sorriso desapareceu e as lágrimas tomaram conta de milhares de famílias. Mas nem por isso perdi a fé. Tenho certeza de que dias melhores virão e que novos sorrisos-visíveis estarão de volta. Para o bem de todos que não suportam mais esta quarentena de mais de cem dias e que escondem os rostos tão essenciais na hora do ‘clic’ da máquina fotográfica”.
Mais investimentos
Apesar da crise gerada pela pandemia, bons ventos sopram a favor da ABC da Construção, que acaba de concluir o aumento de capital de R$ 115 milhões, visando acelerar seu crescimento. Presidida por Tiago Mendonça, a rede é referência em materiais de construção com 100 lojas e deverá elevar o faturamento em 70% neste ano. A ABC agora quer viabilizar as obras de ampliação do centro de distribuição, ao lado da Ceasa.
‘Live’ cultural
O diretor da Casa da Marquesa de Santos e coordenador geral de Museus da Funarj, Douglas Fasolato é o convidado do Projeto Longevidade Talks, com a psicóloga Neide Magalhães, neste sábado, às 16h, no Instagram (@dralongevidade).
Hora de ajudar
A Fundação Ricardo Moysés Jr. lançou uma ação entre amigos solidária para o Dia dos Pais com mais de 15 prêmios. O sorteio será dia 7 de agosto, com transmissão ao vivo pelo Instagram e terá quatro ganhadores.
Fera no xadrez
A juiz-forana Isabella Conti participa da primeira edição ‘online’ das Olimpíadas de Xadrez. Ela recebeu o título de “Mestre nacional” da Confederação Brasileira.
Antenado
Depois da agência do Bradesco, agora a marquise do Edifício Golden Center, na Avenida Presidente Itamar Franco, é o mais novo espaço ocupado por moradores em situação de rua. Mais um problema de ocupação irregular a desafiar a Secretaria de Desenvolvimento Social.
Registro
O cantor e compositor Sérgio Ricardo, que faleceu aos 88 anos, teve diversas passagens por Juiz de Fora. A primeira (e mais curiosa) foi nos anos 1960, quando veio fazer um show no Raffa’s e se encantou por uma jovem. A paixão foi tanta que ele chegou a ficar noivo, apesar de ser comprometido no Rio. Em outra visita à cidade, em 2001, Sérgio Ricardo prestigiou (ao lado de Milton Nascimento, Fernando Brant e Sueli Costa) o lançamento do livro “Assuntos de vento”, de Márcio Itaboray, no Arriba.
Toque
“Falar sem aspas, amar sem interrogação, sonhar com reticências, viver sem ponto final”
Charles Chaplin
Voo Livre
Aniversariando, Henrique Sotto Maior, Ricardo Ferraz, Wilson Coury Jabour, Simeão Feres Rodrigues e Eunice Dantas. Neste sábado festejam ‘niver’ Gladys Mainentti, Sônia Chaves Ferreira e Roberto Trevizani.
Ronaldo Miana (com uma superbanda) agendou mais uma ‘live’ para o dia 30.
A Igreja do Rosário montou ‘box’ julino de comidas típicas. As vendas acontecem hoje, amanhã e domingo pelo WhastApp 3216-7177.
Quem aniversariou, ontem, foi Nawal Arbex.
Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude a Associação dos Amigos – ABAN (3083-3082).
Coronarvírus – Previna-se. Use máscara.