Ouça agora

Dólar pressiona, e pão deve subir 7%


Por Tribuna

16/06/2012 às 07h00

Os consumidores encontrarão o pão francês entre 5% e 7% mais caro nas próximas semanas. A estimativa é dada pelo Sindicato das Indústrias da Panificação e Confeitaria de Juiz de Fora (Sindipan) e reflete a alta do dólar, que encareceu produtos como farinha e trigo, trazendo maior custo à produção. De acordo com o presidente da entidade, Heveraldo Lima, o setor se reunirá na próxima semana para avaliar a situação. Temos que analisar os novos custos. O dólar sempre influencia nos preços e, além disso, tivemos o reajuste salarial da categoria, explica.

Em alguns estabelecimentos da cidade, os preços já subiram. Conforme levantamento realizado pela Tribuna, a variação de valores entre janeiro, quando o dólar estava a R$ 1,86, e junho, quando a moeda norte americana atingiu R$ 2,07, chega a R$ 0,45 – em uma das padarias consultadas, o produto aumentou de R$ 8,50 para R$ 8,95 o quilo.

Segundo o presidente do Sindipan, os reajustes foram realizados apenas em estabelecimentos que estavam com valores defasados. Com o aumento da farinha, os empresários que praticavam preços abaixo do mercado tiveram que aumentá-los para dar conta da produção.

Nas padarias pesquisadas, atualmente, o pão francês pode ser encontrado com preços entre R$ 7,99 e R$ 9,80, o quilo.