Cuidado Coordenado assegura assistência integral ao beneficiário e família
PUBLIEDITORIAL
Como um movimento em benefício da saúde, e não da doença, o conceito de integralidade amplia vínculos e cria cenários mais empáticos e acolhedores em todos os aspectos da relação da operadora com seus beneficiários
Promover a saúde e não só tratar a doença é uma mudança de paradigma que o sistema de saúde brasileiro precisa entender e implementar. O Sabin Sinai tem esta convicção e por isso criou o modelo amplo chamado Cuidado Coordenado. Promovendo a integralidade da assistência do beneficiário, ele se baseia no acolhimento em todos os aspectos de sua relação com a operadora. O principal passo foi a instituição de um programa personalizado de promoção de saúde e prevenção de doenças.
O Sabin Sinai uniu os dois maiores hospitais privados de Juiz de Fora – o Monte Sinai e o Albert Sabin – como gestores de uma estrutura que se propõe a ser um pilar na tendência de verticalização sustentável utilizando toda sua expertise em gestão hospitalar e na percepção das necessidades do cliente. A atenção coordenada parte do reconhecimento da heterogeneidade dessas demandas, oferecendo, na contrapartida, uma rede credenciada diversificada e completa, espaço para atendimento especializado, apoio no transporte e assistência em urgência e emergência e monitoramento contínuo dos dados de saúde, tudo baseado num ciclo de dados que reflita na oferta das melhores soluções de saúde.
Promoção e prevenção da saúde
A operadora já implantou, na prática, o primeiro programa: o Maternar. Uma novidade na linha de assistência materno-infantil, que é composto por dois nortes: Aleitamento Materno e Parto Adequado. Com os melhores profissionais da rede dos Hospitais Monte Sinai e Albert Sabin, o projeto promove encontros (agora virtuais) para estimular o uso da informação como insumo de autocuidados. Além de estimular o parto humanizado nos dois hospitais, com estruturas diferenciadas, e nas parcerias com o SUS para os clientes de planos ambulatoriais.
E agora, o Sabin Sinai está implementando Programas de Preven¬ção de Doenças e Promoção da Saúde personalizados. O público da Atenção Primária em Saúde (APS) é toda a população de beneficiários, que compõem a carteira da operadora, independentemente da sua faixa etária ou se estes pertencem a um grupo de risco específico, como idosos.
Os programas de APS do Saúde Sabin Sinai serão voltados, prioritariamente, às seguintes populações-alvo e/ou condições de saúde:
• Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso
• Atenção à Gravidez e Puerpério
• Atenção à Saúde Mental
Nas parcerias com clientes corporativos, o cuidado traz o apoio do setor de Gestão de Vidas pensando no incremento da qualidade de vida e de saúde dos colaboradores. O setor propõe uma “entrevista qualificada” para um trabalho conjunto com os RHs e líderes das empresas. O questionário gera o perfil epidemiológico do grupo e, com ações específicas, serão desenvolvidas propostas assertivas em benefício da saúde do colaborador.
Atendimento especializado e Espaço Vita Sabin Sinai
“O Espaço Vita Sa¬bin Sinai nasceu com o propósito de ser um centro completo de atenção à Saúde. Localizado em ponto nobre do Centro de Juiz de Fora (na Avenida Rio Branco, 2879), oferece atendimento com especialistas em Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Derma¬tologia, Endocrinologia, Saúde da Família, Cirurgia Geral, Orto¬pedia, Cardiologia, Clínica Médica e Psiquiatria, alem de serviços te¬rapêuticos em Fonoaudiologia, Psicologia,Nutrição e parceria com Clínica de Fisioterapia”, explica Liliane Carvalho, gerente de Qualidade do Sabin Sinai.
Os profissionais estão disponíveis para atender a todos os beneficiários de todas as modalidades do plano. E será a base de apoio de projetos que vão dar suporte aos preceitos e ações do setor de Gestão de Vidas, que monitora os programas de qualidade de vida nas empresas, corroborando com medidas assertivas, autocuidado e acompanhamento.
Liliane acrescenta que “o espaço foi projetado para oferecer uma melhor expe¬riência, fortalecendo o vínculo médico-paciente. Possui um fluxo assistencial definido com um acolhimento da equipe de enfermagem, de forma segura e humanizada. A agenda é trabalhada para atender às necessida¬des dos beneficiários em sua plenitude. No espaço, a Enfermagem realiza projetos como a ‘Sala de Espera Temática’ oferecendo informações sobre prevenção da Diabetes, Hipertensão, Saúde Mental, dentre outros”.
A operadora realiza o agendamento para pacientes que recebem alta hospitalar através do suporte das Centrais de Relacionamento Sabin Sinai dentro dos hospitais da rede. Essa é uma forma de darmos a continuidade do cuidado.
Rede de Suporte
Nesta relação com o beneficiário, a operadora tanto garante ampla oferta de estruturas e profissionais da mais alta qualidade, quanto corresponde às necessidades dos credenciados e no melhor relacionamento com os prestadores. O resultado se refletirá no cuidado com o beneficiário.
São mais de 700 profissionais de saúde e clínicas credenciados, além dos dois hospitais da rede, em Juiz de Fora, Albert Sabin e Monte Sinai.
Urgência e Emergência
A oferta da proteção com Atendimento Pré-Hospitalar (APH), com sistema de ambulância, é um serviço adicional, que pode ser contratado pelo beneficiário/empresa. Disponibiliza atendimento emergencial em qualquer lugar do perímetro urbano de Juiz de Fora, seja residência, trabalho, via pública e outros. A equipe vai até o local em que se encontra o usuário, podendo solucionar o problema com avaliação médica, medicações e orientações ou pode ser feita a estabilização do paciente e transporte monitorado até a unidade hospitalar para investigação diagnóstica e tratamento definitivo. O sistema de área protegida está em implantação e um dos locais que se enquadram em seu benefício é o Espaço Vita Sabin Sinai.
Nos dois hospitais da rede, Albert Sabin e Monte Sinai, os setores de urgência e emergência oferecem serviços de alta qualidade, com profissionais disponíveis 24h nas principais especialidades em regime de plantão, inclusive em Ginecologia e Obstetrícia, ou sobreaviso em outras especialidades. E no atendimento diferenciado com protocolos de alta performance em AVC (Acidente Vascular Cerebral), Dor torácica e IAM (Infarto Agudo do Miocárido) e Sepse.
Vigilância e monitoramento
Uma concentração de dados – seguindo todos os preceitos da Lei de Geral Proteção de Dados (LGPD) – é utilizada em benefício dos clientes para os demais projetos, ajudando a construir bases de apoio para ações e incentivos à assistência e ao autocuidado.
Atendimento Hospitalar
Uma rede hospitalar que é o suporte essencial do plano já fala por si em termos de excelência na qualidade assistencial. Os hospitais Albert Sabin e Monte Sinai utilizam os principais balisadores nacionais de qualidade: são nível máximo de certificação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), possuem certificações internacionais e são associados à Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), que reúne as melhores instituições do setor privado no país.
O Sabin Sinai também tem suporte de apoio hospitalar especializado em psiquiatria (Ana Nery e Vila Verde), radioterapia (Ascomcer) e começa a fazer alianças em cidades chave da região, ampliando a segurança da sua rede hospitalar. Além disso, oferece a ampla rede de hospitais ligados à Rede Abramge para garantir assistência hospitalar de urgência em todo território nacional.
Av. Presidente Itamar Franco, 4001 –
202 – Prédio Leste (Centro Médico
Monte Sinai) – Cascatinha –
Juiz de Fora/MG
Telefone: (32) 3031-0500
Site: www.sabinsinai.com.br
Facebook: /sabinsinai
Instagram: @sabinsinai
LinkedIn: Sabin Sinai
Youtube: Sabin Sinai