Falha técnica deixa 550 sem atendimento


Por Tribuna

20/11/2012 às 07h00

Por conta de problemas técnicas ocorridos no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) desde o último dia 7 cerca de 550 pessoas deixaram de ser atendidas no Procon, segundo o superintendente do órgão, Carlos Alberto Gasparete. Já no Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon), instalado na Câmara Municipal, onde o sistema informatizado é diferente do que é utilizado no Procon, a procura nos últimos dias foi 30% maior em relação a períodos normais. Não enfrentamos problema semelhante porque nosso servidor é próprio. A maioria das pessoas que vieram até aqui não tinha conseguido atendimento na outra agência. Só não podemos dar continuidade a processos que já tinham sido iniciados lá, afirma o coordenador do Sedecon, Nilson Ferreira Neto.

A aposentada Maria José Gomes recorreu ontem ao Sedecon para resolver algumas pendências em relação a um empréstimo consignado. Aqui não tem fila. Já estive pela manhã e estou retornando para mais uma orientação, conta. De acordo com o Procon, na semana passada o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), órgão que gerencia o Sindec, realizou monitoramento no servidor e foi constatado problema do gerenciamento de memória, causando lentidão, impedindo registros com reclamações dos consumidores via sistema, dificultando a geração de notificações, que são expedidas oficialmente aos fornecedores, e até mesmo a realização de audiências de conciliações.

Ontem, quando o sistema começou a ser normalizado, o número de atendimentos foi recorde no órgão, com 326 casos. A média é de 186 consumidores recebidos na agência por dia. Para atender a demanda, a agência disponibilizou mais oito funcionários, além dos 20 em atuação. A procura foi muito por conta do feriado e da demanda reprimida, causada pela baixa qualidade do Sindec, reforça Gasparete. Ele afirma ainda que, apesar da normalização do sistema ontem, não há garantias sobre a recuperação efetiva do sistema, podendo ocorrer novos problemas.

Entre os 326 registros desta segunda no Procon, 198 eram de novos atendimentos. Entre eles, assuntos financeiros estiveram entre os mais reclamados. Já no Sedecon o setor de telefonia liderou entre as queixas dos consumidores que procuraram o serviço. O Procon e o Sedecon atuam de forma independente, ambos voltados para a defesa dos direitos do consumidor. O Procon funciona na Avenida Presidente Itamar Franco 992, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h20. O Sedecon está localizado na Câmara Municipal, com horário de atendimento ao público de segunda a sexta, das 8h às 18h. Como somos um serviço do Legislativo não temos o poder de polícia, de fiscalização nas ruas, de autuação. Mas realizamos os mesmos atendimentos do Procon e 95% dos casos são resolvidos, ressalta o coordenador do Sedecon.

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