Gasolina sobe 1% em média


Por Tribuna

07/12/2013 às 07h00

O valor médio do litro da gasolina nas bombas juiz-foranas subiu 1% em relação a semana passada, segundo a pesquisa semanal da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). Este foi o primeiro levantamento realizado após o reajuste sofrido nos preços da gasolina e do diesel nas refinarias, anunciado pela Petrobras na sexta-feira passada, dia 29 de novembro. A mudança começou a ser sentida pelo juiz-forano no final da semana passada, como a Tribuna adiantou na última terça-feira. O impacto, entretanto, é inferior a alta média registrada em todo país em igual período, que foi de 2,86%. Na semana passada, a média de preço do combustível na cidade era de R$ 2,97, e hoje, está em R$ 3. O valor máximo encontrado na cidade é de R$ 3,15, e o menor, de R$ 2,83, segundo a pesquisa da ANP.

O aumento autorizado em novembro foi de 4% na gasolina e 8% no diesel. Em todo o país, a variação média nos postos ficou entre 1,4% e 6%. O estado que apresentou maior valor cobrado pelo litro da gasolina foi o Acre, com R$ 3,337. Já o menor valor encontrado na pesquisa foi no Piauí, onde o litro do combustível era vendido a R$ 2,788. Na região Sudeste, o aumento chegou a 2,7%, com destaque para São Paulo, que registrou alta de 3,1% no preço da gasolina, encontrado nos postos, em média, por R$ 2,814.

A ANP também apontou que o preço do etanol – que compõe a fórmula da gasolina em 25% – também apresentou alteração. Em média, a alta foi de 2,24%, com destaque para a região Centro Oeste, com o índice de 5,6% nas bombas. Quanto ao diesel, a pesquisa destacou que a maior alta aconteceu na região Sul, onde os preços variaram 5,5% em relação a última semana. No Sudeste, a variação ficou em 4,7% com destaque para São Paulo, onde os preços chegaram a R$ 2,40, com alta de 2,4% em média.

O levantamento da ANP foi feito ao longo desta semana. Em Juiz de Fora, foram apurados os valores cobrados em 30 postos de combustível.