Fala Quem Sabe: Os sonhos permanecem sempre

Por Cesar Romero

Luciane Ribeiro FALA QUEM SABEFala Quem Sabe

Os sonhos permanecem sempre

Um verdadeiro cenário de guerra. Podemos definir, desta forma, o que estamos vivendo hoje em todo o mundo. Em nenhum outro momento da história houve uma parada tão drástica e que atingisse tantos países ao mesmo tempo, causada por um inimigo comum.

Claro que, nestas condições, o setor de turismo sempre é o mais afetado. As empresas têm registrado quedas nas vendas desde o mês de janeiro, quando a China começou a divulgar os registros dos primeiros casos. Quando vamos retomar, ainda é uma grande incerteza.

Pesquisas encomendadas por instituições ligadas ao setor, como o Panrotas, mostram que 80% dos profissionais de turismo acreditam em um início de retomada a partir de maio e junho. Mas tudo vai depender das liberações dos organismos nacionais e internacionais que regulam as questões ligadas à saúde. Eles vão dizer quando será seguro o fim da quarentena e, ainda mais, o início do tráfego de pessoas entre os estados e países.

Temos que contar, ainda, com a crise econômica, resultado desta parada sem precedentes, além da inevitável variação das moedas estrangeiras. Assim, os primeiros prognósticos são de que as viagens sejam retomadas de forma gradativa, começando com maior ênfase no mercado nacional e nos grupos que tiveram que adiar o embarque por causa da pandemia.

Acredita-se que uma posição mais acertada do novo cenário que teremos pós Covid-19 deve vir, somente, a partir do final de abril (data esperada como ápice da pandemia no Brasil), até meados de maio. Baseados em informações mais concretas, operadores e agências devem lançar, com mais força, seus pacotes para o segundo semestre, fim de ano e para 2021.

No meio de tudo isto, nosso trabalho, como profissionais, tem sido apoiar e aconselhar nossos passageiros, oferecendo, acima de tudo, segurança e confiabilidade. O momento é de calma, de reflexão. Cancelar viagens, não é a solução. Nossas viagens vão ocorrer. Tudo isto vai passar e os sonhos permanecem sempre.

Temos que acreditar em nossos agentes de viagem. Eles estão trabalhando por nós e serão nossos guias nesta tempestade.

(Luciane Ribeiro é diretora da Butterfly Tour e leitora convidada)

Cesar Romero

Cesar Romero

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também