Rede de Ensino Conexão: descontos e aulas on-line
PUBLIEDITORIAL
Aulas on-line para alunos da educação infantil ao pré-vestibular, descontos nas mensalidades para as famílias e garantia no pagamento de salários foram as medidas adotadas para levar tranquilidade a todos
A necessidade do isolamento social como forma de combate ao novo coronavírus forçou toda a sociedade a tomar providências para minimizar os riscos e, ao mesmo tempo, a pensar em soluções para não comprometer o andamento das suas atividades. Quando o assunto é educação, o ano letivo é a maior preocupação. Em Juiz de Fora, a Rede de Ensino Conexão, que atua da educação infantil ao pré-vestibular, foi pioneira em adotar medidas que vêm garantindo a continuidade dos trabalhos, levando mais segurança e tranquilidade a seus estudantes, professores e funcionários.

“Precisamos ter equilíbrio em momentos como este, pois acreditamos que saúde e economia podem caminhar juntas. A paralisação é necessária para que obtivéssemos uma estrutura para suportar o pico da pandemia. Temos acompanhado as ações que vêm acontecendo no país e também as pesquisas em medicamentos já existentes em todo o mundo. Vamos vencer esta batalha melhores do que alguns imaginam. O Brasil é um país grandioso, inteligente, criativo e com experiência para sobreviver em situações mais difíceis”, destaca o diretor administrativo da Rede de Ensino Conexão, Emerson da Cunha Vianna.
E para fazer sua contribuição, ele conta que o Conexão começou a se mobilizar no dia 16 de março. A primeira ação foi a liberação dos profissionais pertencentes ao grupo de risco e acima de 60 anos para trabalharem em casa. No dia 18, foram iniciadas as aulas on-line para alunos em todos os segmentos. Já no dia 19, a Rede dividiu seus funcionários em equipes alternadas para o trabalho presencial, além disso passou a buscar os colaboradores com transporte próprio, para evitar as aglomerações. O grande propósito dessas medidas foi mostrar a toda equipe e estudantes que a vida precisa seguir mesmo em quarentena. Para promover um maior envolvimento, a escola lançou, em suas redes sociais, a hashtag #naotodeferiascnx.
A manutenção do ensino, para que ele ocorra de forma remota, é fruto de investimentos da Rede em um sistema completo de suporte on-line. O Conexão é a única escola em Juiz de Fora e região a possuir essa ferramenta, que permite aos alunos acessarem conteúdos alinhados às disciplinas ministradas em sala de aula, exercícios que completam o ciclo de aprendizado e vídeos explicativos sobre resolução de exercícios. Além disso, o programa oferta tecnologias que permitem que os próprios professores possam ministrar suas aulas ao vivo, em tempo real, para todo o corpo discente, inclusive as turmas de cursinho.
“Neste momento, os alunos precisam ter a certeza de que o ano letivo não está perdido, por isso o conhecimento que precisam adquirir está sendo entregue. Nas nossas salas de aula virtuais, os professores interagem com os alunos em tempo real, uma dinâmica diferente do que acontece no EAD, que são gravadas e transmitidas para inúmeros alunos e de modo impessoal”, reforça Emerson.
Estratégias para retomar as atividades
Considerando que não ocorram fatos novos a respeito do novo coronavírus em Juiz de Fora, o Conexão planeja retomar as aulas presenciais a partir do dia 20 deste mês. A rede já comunicou à Secretaria de Educação e à Superintendência Regional de Ensino sobre as mudanças em seu projeto pedagógico, como alterações no sistema avaliativo referente ao primeiro bimestre de 2020.
Ainda em abril, a Rede lança uma campanha de agradecimento a todos os profissionais que atuam na linha de frente no combate à doença e, internamente, inicia um trabalho de suporte psicológico ao corpo docente. “Nossos professores fazem, uma ou duas vezes na semana, lives entre eles com o objetivo de descontraírem e relaxarem, já que aulas ao vivo são extenuantes. Nossa rede é muito privilegiada, e temos a melhor equipe de profissionais da região de todos os tempos. A direção tem se reunido com todo o time de liderança para alinharmos as estratégias diante dos desafios encontrados, além de reconhecer e valorizar a dedicação de todos”, ressalta.

Outra medida para os meses de abril e maio é a não utilização da dinâmica das Salas Temáticas presentes em duas unidades da rede. O diretor administrativo explica que, nestes prédios, não é o professor que fica mudando de sala, mas sim os alunos, pois cada professor tem o seu espaço preparado e ambientado de acordo com a sua disciplina. Desta forma, evita grandes movimentações de alunos em um mesmo espaço físico.
Mais segurança financeira para famílias, funcionários e prestadores
Trazer um pouco de tranquilidade financeira neste cenário de incerteza motivou a Rede de Ensino Conexão a agir de forma proativa. Uma das medidas foi a antecipação, para o final de março, do pagamento de 50% dos salários de todos os seus colaboradores, que só seria quitado no quinto dia útil de abril. “O que os colaboradores precisam neste momento é de segurança e estabilidade, além de clareza nas decisões, por isso buscamos demonstrar o respeito e o compromisso com o que prometemos. Garantimos que os salários serão pagos em dia e que ninguém irá perder o emprego neste período por causa da quarentena”, comenta Emerson.
Outra medida foi a manutenção do fluxo de pagamento aos pequenos fornecedores e profissionais autônomos que prestam serviços para a Rede. Para as famílias dos alunos, mesmo com um comunicado do Procon/MG sobre a manutenção dos contratos firmados com as instituições de ensino, o Conexão ofereceu algo inédito: a prorrogação de 20% das mensalidades referentes aos meses de abril, maio e junho. Esse valor só será cobrado a partir de julho e com pagamento facilitado em até seis parcelas, sem juros e correções.
“Em momentos como esse, a população se torna uma só. Vamos fazer uma analogia em que todos estão em um único e gigantesco navio. Quando surge uma grande tempestade, nós precisamos manter um rumo único, mas ventos fortes tentarão nos tirar da rota traçada, e ondas enormes atingirão toda a estrutura deste navio. Entretanto, se estivermos focados e respeitarmos as diretrizes do comandante e de seus oficiais, sairemos vivos desta tempestade”, finaliza Emerson.
Rede de Ensino Conexão
www.colegioconexao.com.br
Facebook: /colegioconexaojf
UNIDADES
Centro
Rio Branco, 2872, 3º Piso
(32) 3691-9900
Unidade KIDS
Rua Oscar Vidal, 345
(32) 3211-0929
Nova Era
Av. Juscelino Kubitschek, 5187
(32) 3222-6774
São Mateus
Rua Francisco Brandi, 20
(32) 3215-1120