Ouça agora

Arcelor quer elevar produção para 1,1 milhão de toneladas/ano


Por Fabíola Costa

06/03/2012 às 06h00

Waldenir assume o cargo no lugar de Tarcísio Bomtempo

Waldenir assume o cargo no lugar de Tarcísio Bomtempo

A ArcelorMittal pretende aumentar em 10% a produção de aço na usina juiz-forana este ano, passando de um milhão de toneladas para 1,1 milhão por ano. Este foi o anúncio do novo gerente geral da planta, Waldenir Luciano de Souza Lima, apresentado ontem oficialmente em coletiva à imprensa. Depois de quase seis anos à frente do braço local da siderúrgica, Tarcísio Bomtempo Martins se aposenta e deixa o cargo.  O novo gerente geral disse que o projeto de expansão está andamento e considerou o crescimento "orgânico". Mesmo sem citar números, afirmou que o investimento aproveita a capacidade produtiva e os equipamentos, tendo como base a melhoria dos processos.

O acréscimo da mão de obra não foi considerado substancial. Sobre os projetos que chegaram a ser anunciados anteriormente, como a criação do terceiro alto-forno e a possível duplicação da capacidade de produção, o executivo afirmou que a concretização depende do comportamento do mercado.Para Waldenir, 2012 será um ano promissor. Em janeiro e fevereiro, diz, foram identificadas boas condições para o mercado doméstico. A perspectiva, segundo ele, é que o mercado de aço cresça entre 5% e 7% no país este ano. O executivo ponderou, no entanto, sobre as dificuldades existentes, como a taxa cambial e os reflexos da crise européia. Destacou, ainda, a importância de manter a competitividade, com melhoria de índices operacionais, eficiência nos processos e performance. A "desindustrialização" verificada em alguns setores preocupa.

Durante a coletiva, o novo gerente geral também garantiu a manutenção dos 15 projetos nas áreas de educação, cultura e promoção social que demandam investimentos de R$ 2,5 milhões. Atualmente, a ArcelorMittal Juiz de Fora mantém 900 empregos diretos. Em 2011, o faturamento bruto chegou a R$ 1,84 bilhão. A produção chegou a 961 mil toneladas de tarugos, 914 mil toneladas de laminados, 316 mil toneladas de trefilados e 312 mil toneladas de gusa. O recolhimento de impostos foi de R$ 77,6 milhões, e o de encargos chegou a R$ 30,8 milhões. No período de 2006 a 2001, os investimentos somaram R$ 149,3 milhões, direcionados a aquisição de vagões e máquinas, uso de gás natural na laminação e expansão da trefilaria.

O executivoWaldenir é juiz-forano e iniciou a trajetória na empresa em 1987 como engenheiro trainee na então Siderúrgica Mendes Júnior. Nos  últimos cinco anos, foi gerente dos altos-fornos e da aciaria na usina local. Em setembro do ano passado, foi transferido para a unidade de Piracicaba, em São Paulo, onde atuou como gerente geral.  Para ele, o retorno à cidade natal é uma "satisfação".