Macramê: a moda dos nós

O macramê voltou e, depois da decoração, chegou também no vestuário

Por Patrícia Alvim

rodape patricia alvim 700x280 1 e1586542866263Uma das técnicas de tecelagem manual mais antigas do mundo, o macramê está de volta e com força total! O macramê é uma técnica de tecer fios com os dedos, a partir da formação de cruzamentos e fechamentos por nó. Surgida na cultura árabe, conquistou a Península Ibérica e chegou ao Brasil por meio dela, tornando-se uma das manualidades mais conhecidas. A técnica é particularmente amada por dar este efeito de tranças, redes e fios compridos.

Com quantos nós se faz macramê? Bem, se contarmos só com os básicos, são quatro. Depois, é repetir, misturar, entrelaçar e sobrepor sem grandes limitações. O que começou por peças essencialmente decorativas, hoje, já pode encontrar-se em vários formatos, desde suportes para plantas, pufes, bijuteria, roupa e acessórios de mobiliário. O macramê entrou diretamente nos catálogos de casas de sonho e com ele a vontade de aprender a técnica. São vários os tutoriais de “DIY- Do it Yourself” que podemos encontrar pela internet. A técnica é simples mas é preciso imaginação e algum jeito, mas se não for o caso, o melhor mesmo é comprar um já pronto.

Para quem queira algo inovador, único, com um design mais cuidado e na medida, são várias as marcas que se dedicam exclusivamente a essa arte. É o exemplo da Rayadecor que trabalha com peças feitas artesanalmente. As peças dão um ar rústico ao ambiente com um toque boho. Para Joy Costa, empreendedora e idealizadora da marca, atualmente as pessoas estão valorizando mais o que é feito à mão em relação ao produto industrializado. Ainda para Joy, “a gente tem vivido em uma época em que o cliente está buscando mais conexão e encontro consigo mesmo e acredito que o macramê vem muito forte por conta disso. Tenho percebido uma busca pelo autoconhecimento e a necessidade de as pessoas verem sua personalidade, seja na moda ou no ambiente, e o macramê carrega muitas simbologias nesse sentido”.

Seja no vestuário ou na decoração, se você procura algo único, com um design diferenciado e que represente sua essência, aposte em peças de macramê. Já estamos apaixonados por essa arte!

b629e7c1 0d6c 4387 b702 4d7a514a1b43

d64e31d0 872a 4238 be96 6d0a4a7ee0d0

f086287d 2d3c 48ff 8411 9724cf6ba4fd

vsdfsdfsd

Ficha Técnica:
Fotos: Acervo Rayadecor (@rayadecor)

Patrícia Alvim

Patrícia Alvim

Sou graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atuei como modelo e apresentadora do programa Panorama Revista, veiculado na TV Panorama, hoje TV Integração (Rede Globo). Ministro cursos de maquiagem, postura e etiqueta e produzo desfiles, catálogos e editoriais de moda para revistas. Ainda comando e apresento o programa "Moda e Estilo", veiculado na Rádio CBN. Além de escrever para a coluna "Moda e Estilo" inserida no jornal Tribuna de Minas. Sou empresária, diretora de uma agência de modelos e ainda possuo várias plataformas de mídias como Site, Instagram e Fanpage, todas com sucessos recordes de visitações e likes. Outro produto, é a Revista Patrícia Alvim, que está na quarta edição.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também