MRS prevê crescimento de 5% em 2013


Por BÁRBARA RIOLINO

26/04/2013 às 07h00

A MRS Logística espera crescer 5% neste ano, superando o índice registrado em 2012, que foi de 4,6%. Para isso, a empresa pretende repetir o investimento de R$ 1 bilhão em toda a sua área de abrangência. Com o foco voltado para médio prazo, a MRS reservou a quantia de R$ 100 milhões para a construção do Polo Intermodal Ferroviário, no município de Queimados, na Baixada Fluminense. O protocolo de intenções do empreendimento foi assinado ontem pela empresa e representantes do Governo estadual e municipal, no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro. O início das atividades do polo está previsto para 2015.

Para Juiz de Fora, conforme explica o presidente da MRS, Eduardo Parente, o polo de logística no Rio de Janeiro, que será voltado para o transporte de cargas gerais – cimento, produtos siderúrgicos, produtos agrícolas e outros – servirá como alternativa para o escoamento da produção da cidade. Vamos experimentar este novo modelo que, se der certo, poderá ser perfeitamente replicado em outros lugares.

No primeiro trimestre de 2013, a empresa já investiu cerca de R$ 200 milhões em maquinário, com a compra de novos vagões e outras sete locomotivas, que possuem sistema de freios especial voltado para regiões inclinadas, como as serras. Estas locomotivas serão usadas, exclusivamente, para o transporte de cargas até o Porto de Santos, litoral paulista, que precisam passar pela Serra de Santos, comenta Parente. Com a implantação do Centro de Controle de Operações, inaugurado em setembro, a MRS também conseguiu reduzir, em 5%, o consumo anual de combustível, estimado em R$ 500 milhões. Cada 1% economizado, podemos ter R$ 5 milhões para investirmos em novos projetos.

Sem previsão para abertura de novas vagas em Juiz de Fora, o presidente da MRS ressalta que os R$ 15 milhões destinados à capacitação e formação de funcionários na cidade estão garantidos. Nos últimos quatro anos, a empresa conseguiu dobrar o número de funcionários. Hoje, procura manter o ritmo e viabilizar novas contratações no futuro. Atualmente, a MRS emprega 6.600 pessoas, sendo 1.100 em Juiz de Fora.

Mais carga

A MRS transportou no ano passado 155,4 milhões de toneladas de produtos, 2% a mais do volume de 2011. Com isso, a empresa registrou o faturamento de R$ 3,267 bilhões, 4,6% superior ao montante arrecadado no ano anterior. Entre os principais itens transportados, segundo o relatório anual, os produtos inseridos na categoria heavy haul, como o minério de ferro, carvão e coque, foram responsáveis por 73,7% dos transportes realizados em 2012, enquanto a categoria de cargas gerais, como materiais siderúrgicos, agrícolas e outros, corresponde a 26,3%.

A MRS opera e monitora a malha sudeste da Rede Ferroviária Federal, interligando os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. A empresa detém 20% da frota ferroviária nacional, além de ser responsável por 32% do transporte do país.