Amanda Oliveira é a melhor brasileira no Pan de Cross Country
Fundista campeã do Ranking de Corridas de JF foi a 13ª colocada geral na prova de 10km no Canadá
A atleta Amanda Oliveira (Zaap/Sicoob/Nutrimais), 22 anos, conquistou a melhor colocação do Brasil da prova dos 10km do Pan-Americano de Cross Country, em Langford, no Canadá, no último fim de semana. A atual campeã do Ranking de Corridas de Juiz de Fora foi a 13ª mais rápida na disputa geral, disputada no sábado (29), após completar o percurso com o tempo de 39min35s. A canadense Genevieve Lalonde foi a campeã, com 37min37s. À Tribuna, a fundista reiterou a experiência vivida na representação do país.
“Achei incrível. Sempre é muito emocionante representar a seleção brasileira. Saber que você está defendendo a sua nação é um motivo de orgulho. Diante de um frio congelante e uma prova duríssima eu venci! Saí no meu ritmo e fui buscando as posições durante a prova”, conta a Amanda, também impactada por ter obtido a melhor marca entre as atletas do Brasil no evento. Também com o uniforme verde e amarelo, Tatiane Raquel da Silva (IPEC-PR) foi a 22ª colocada, com 42min10s, e Graziele Zarri (Pinheiros-SP) terminou os 10km em 23ª, com 44min42s.
“Fiquei muito emocionada, pois entrei como a terceira melhor brasileira e consegui sair da prova como a melhor do país. Estou muito feliz em poder levar o meu nome não só para Minas, como ao Brasil todo. Só tenho que agradecer a Deus, minha família, que amo, meus treinadores e em especial aos meus amigos e colaboradores que sempre estão na torcida por mim. Essa conquista é para vocês”, comemora a corredora, nascida em Mercês.
Sem descansar, Amanda já retornou ao Brasil e compete no próximo domingo (8), em Angra dos Reis (RJ), antes de voltar ao ranking juiz-forano com participação prevista na 5ª Corrida da Unimed Juiz de Fora, agendada para ocorrer no próximo dia 15, com largada no Shopping Jardim Norte.
Campeão no masculino
Outro mineiro fez história no Pan, mas nos 10km masculino. Johnatas de Oliveira Cruz (Guarulhos), natural de São Pedro dos Ferros, a aproximadamente 300 quilômetros de Juiz de Fora, foi o vencedor dos 10km adulto. O atleta completou a prova com o tempo de 32min50s.
No sub-20, Lucas Pinho Leite foi o melhor brasileiro, em 22º lugar, com 29min57s nos 8km. No feminino, Mirelle Leite da Silva foi a oitava colocada, com 24min28s nos 6km.