Pré-natal: o que você precisa saber sobre a assistência multidisciplinar!

Por Jeanne Carvalho

É difícil pensar que muitas gestantes ainda não realizam o acompanhamento pré-natal. Apesar de o assunto ser tratado com tanta relevância pela sociedade como um todo, algumas futuras mães não entendem porque é tão importante acompanhar a evolução da gestação. Assim, acabam procurando atendimento médico somente quando a gravidez já está em estágio avançado ou muito próximo do parto.

Pensando nisso e preocupada com seu bem-estar e a segurança do bebê, quis trazer para o blog tudo que você precisa saber sobre o pré-natal e quais as especialidades que ajudam a gestante durante todo o período gestacional. As dúvidas que vocês tiverem podem ser enviadas pelo fórum do app Tumaas que nossos especialistas irão respondê-las durante essa semana. Leve também as dúvidas para o seu médico obstetra, elas devem ser esclarecidas durante os encontros no período gestacional.

Acompanhe comigo e tenha uma gravidez mais tranquila e protegida. Vamos começar?

O que é pré-natal?

Pré-natal é o acompanhamento médico que toda gestante deve ter desde o momento da confirmação da gravidez até o período do parto. O objetivo é manter a integridade das suas condições de saúde e de seu bebê.

Durante a gestação, a futura mãe realiza visitas periódicas ao obstetra para receber orientações, esclarecimento de dúvidas, realiza exames laboratoriais e de imagem para que possam identificar doenças que tragam prejuízo a ela e a criança. Dessa forma, permitindo que seu tratamento seja precoce e reduzindo assim seus riscos.

Nessa etapa o médico obstetra avalia os exames e se tiver alguma alteração como por exemplo, uma diabetes gestacional, ele encaminha a um outro especialista como uma nutricionista materno-infantil para um tratamento mais personalizado.

Mesmo que a gestante não apresente alterações em seus exames e queira fazer um acompanhamento nutricional para controle de peso e melhora na sua saúde e de seu bebê, ela poderá fazê-lo. Basta acessar nosso app Tumaas e agendar uma consulta com uma nutricionista materno-infantil hoje mesmo.

 

 

 

InShot 20200229 233252172

 

O pré-natal é dividido em duas categorias, de risco habitual, destinado às gestantes que não apresentam nenhuma doença que possa se agravar no período da gravidez e o pré-natal de alto risco, que é designado às mães que já possuem uma condição pré-existente, desenvolveram ou vão desenvolver ao longo da gestação alguma patologia que possa afetar a gravidez de forma direta.

Um exemplo de uma gestante que precisa de um pré-natal de alto risco são as mulheres já hipertensas. Seu acompanhamento deve ser realizado por um médico obstetra e também outro especialista, de acordo com seu fator patológico como um cardiologista especializado em gestantes.

Qual a finalidade do pré-natal e do aplicativo Tumaas no acompanhamento à gestante?

A assistência pré-natal garante uma relação de respeito entre o profissional e a mulher durante todo o processo da gestação. Assim, deixando a gestante mais confortável e confiante nesse novo período que ela está vivendo. Essa assistência compreende também:

  • preparar a mulher para a novidade da maternidade com informações educativas sobre o período gestacional, o momento do parto, e o cuidado ao bebê;
  • oferecer várias especialidades de profissionais que atuam com gestantes, com conhecimento profundo da fisiologia gestacional e de suas necessidades.
  • orientar sobre seu estado nutricional apropriado;
  • direcionar sobre o uso de medicamentos ou medidas que possam afetar o bebê ou seu nascimento;
  • tratar doenças existentes que possam interferir no andamento da gestação;
  • prevenir, diagnosticar e tratar doenças próprias da gravidez;
  • conceder orientações sobre hábitos de vida saudável, higiene, exercícios, sono, mudanças no organismo e todas as outras que forem necessárias.
  • Acolher a gestante em suas necessidades durante todo o período perinatal

 

Por que fazer o pré-natal multidisciplinar?

O acompanhamento pré-natal representa um papel fundamental para a prevenção ou detecção de doenças maternas ou fetais de forma antecipada, fato que permite desenvolvimento saudável do bebê e reduz os riscos para a gestante.

O diálogo entre os profissionais e a paciente é de extrema importância para minimizar traumas, medos e complicações que possam ocorrer, já que, com o acompanhamento, a mãe vai para o parto tranquila, sem dúvidas sobre o acontecimento e sabendo que está em segurança.

Cada profissional com sua especialidade tem muito a oferecer à gestante para que esse momento seja prazeroso e saudável.

Além disso, os principais motivos para fazer o pré-natal multidisciplinar são:

  • monitorar sinais vitais, crescimento e desenvolvimento do bebê;
  • detectar problemas como más formações fetais, algumas delas em fase que permite o tratamento intrauterino, proporcionando vida normal ao recém-nascido;
  • identificação de doenças presentes no organismo da mãe de forma silenciosa, como diabetes, hipertensão arterial, anemias, infecções urinárias, sífilis, doenças cardíacas, permitindo que o tratamento precoce evite prejuízos graves;
  • avaliar aspectos da placenta, possibilitando tratamento e evitando riscos maternos causados por hemorragias, em caso de localização inadequada;
  • identificar a pré-eclâmpsia (aumento da pressão arterial que pode comprometer função renal e cerebral), uma das principais causas de mortalidade no Brasil, de forma precoce;
  • orientar sobre alimentação, drenagem linfática, exercícios físicos, cuidados com a pele, postura, e aliviar sintomas naturais da gravidez.
  • Orientar a procurar outras especialidades como a psicologia perinatal para depressão gestacional; a fisioterapia pélvica para prevenção de incontinência urinária e na preparação do assoalho pélvico para o parto dentre outros.

 

 

 

InShot 20200229 233225448

 

Escolher um profissional de qualidade é fundamental para que o pré-natal seja seguro e confortável para mãe e bebê. É indicado que a futura mamãe procure não só um bom profissional, mas uma maternidade com boas práticas que possa deixá-la à vontade e confiante, cuidando de seu bem-estar e fortalecendo o período pré-natal.

Precisa de ajuda para escolher seu médico e os outros especialistas para fazer o seu pré-natal multidisciplinar?

Acesse o site www.tumaaas.com.br , baixe o app e agenda sua consulta com os nossos profissionais. Atendimentos presenciais e online.

 

 

 

 

Jeanne Carvalho

Jeanne Carvalho

Fisioterapeuta, acupunturista. Saúde da mulher e assistência humanizada ao nascimento. Cuidados do pré-natal ao pós-parto. Siga meu instagram.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também